Romeu e Julieta no Twitter: Por uma Reterritorialização das Artes Cênicas na Pós-Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/gambiarra.0404.38-47Keywords:
artes cênicas, hipermídia, pós-modernidade, Romeu e Julieta, reterritorializaçãoAbstract
O presente artigo apresenta algumas considerações ligadas às artes cênicas na contemporaneidade; especificamente seus novos produtos estéticos originados a partir da incorporação da hipermídia e as perspectivas de (re)significação de seus elementos constituintes. A construção destes novos anseios artísticos, por parte de seus criadores e público, passa a ser resultado da diluição de fronteiras, de uma reterritorialização, de uma atual e emergente hibridização de diversos aspectos do conhecimento humano. Neste cenário, a linguagem digital conectada às artes cênicas, num processo inédito de cruzamento entre as respectivas linguagens, caracteriza a constante busca da comunicação na ampliação do télos humano através das artes. Pretende-se, também, a compreensão das possíveis rupturas pragmáticas instauradas através de um olhar atento à revolução gerada pela cultura digital no campo das artes, ancorada em um processo retroalimentador entre sujeito e contexto pós-modernos. Assim, o presente estudo se detém na recente remontagem de Romeu e Julieta, do dramaturgo inglês William Shakespeare, produzida pela conceituada Cia. Britânica de Teatro Royal Shakespeare Company através da mídia / ferramenta Twitter, como uma possibilidade exemplar desta complexa cena intercultural da pós-modernidade.Downloads
References
AZEVEDO, Isabel; OLIVEIRA, Rosa Maria; LARDOSA, Fernando. Arte e ciência, um novo olhar na Arte contemporânea. Acta do 5 congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga, 2007.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001.
COHEN, Renato. Pós-teatro: Perfomance, tecnologias e novas arenas de representação, (p. 327-333). In: Teoria Digital – 10 anos do File. São Paulo; Imprensa Oficial, 2010.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GOSCIOLA, Viscente. Roteiro para novas mídias: do cinema às mídias interativas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro. Editora DP&A, 2006.
JAMESON, Frederic. A virada cultural: reflexões sobre o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MAGALDI, Sabato. Iniciação ao teatro. São Paulo. Editora Ática, 1985.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo. Editora Papirus, 2007.
Referências eletrônicas:
http://twitter.com/julietcap16
http://twitpic.com/photos/julietcap16
http://www.youtube.com/user/94Juliet#p/a
http://twitter.com/LaurenceFriar
http://www.rsc.org.uk/explore/projects/such-tweet-sorrow.aspx
http://www.culturabrasil.pro.br/romeuejulieta/romeu_e_julieta.htm
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1565825-7084,00.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2010/04/100412_romeujulietatwitterml.shtml