Dança e Imagem: Questões sobre o Processo de Criação Coreográfica do Grupo de Dança Moderno em Cena
DOI:
https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.63-67Keywords:
processo criativo, imagem, dança contemporâneaAbstract
Este texto resulta da disciplina Tópicos sobre Atuação em Cena, do curso de Mestrado em Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, e tem como objetivo apontar algumas questões relativas ao processo coreográfico do Grupo de Dança Moderno em Cena no que tange ao entendimento do pensar por imagens na criação da dança, além de promover considerações acerca da atuação do autor como coreógrafo e pesquisador. Por meio de reflexões oriundas das discussões teóricas e das práticas suscitadas em referida disciplina, pretende-se apresentar os argumentos iniciais sobre a interferência da imagem no processo de criação deste grupo de dança.Downloads
References
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad.: Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das Letras, 1990.
CATALÀ DOMENÈCH, Josep M. A forma do real: introdução aos estudos visuais. São Paulo: Summus, 2011.
GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2004.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola, 4. ed. São Paulo,SP: Cortez, 2007.
MENDES, Ana Flávia. Considerações acerca da dança imanente. Revista Ensaio Geral, v.4, n.7, 2012. Belém: UFPA/ICA/Escola de Teatro e Dança, 2012. pp. 24 - 35.
MENDES, Ana Flávia. Dança Imanente: uma dissecação artística do corpo no processo de criação do Espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? : dança e educação somática para adultos e crianças / Jussara Miller. – São Paulo : Summus, 2012.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP, Autores Associados, 2006.
VIANNA, Klauss. A dança / Klauss Vianna; em colaboração com Marco Antônio de Carvalho. – 3. Ed. – São Paulo: Summus, 2005.