Corpo-Obra: Manipulações Corporais como Processos de (Des)Construções Ético-Estéticas
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https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.29-40Mots-clés:
corpo, ritual, experiência, transRésumé
O corpo enquanto campo pleno de potências revela-se detonador de processos culturais, sociais, estéticos, éticos... Posto que é complexo, múltiplo, poroso, colocado em risco nas experiências envolvendo a transformação psicofísica através da penetração na carne, nos coloca frente a jogos de políticas e poéticas, revelando horizontes não-lineares, variações e possibilidades de (des)construção que lançam a percepção para além do já sabido, colocando-nos em zonas de instabilidade, revelando saberes ocultados pelo embotamento racional. Aqui apresento uma trajetória possível pelo corpo modificado por meio do ritual, do erotismo e do estigma, trazendo à discussão algumas dessas instabilidades geradas pelo e no corpo. Caminhando pela antropologia, as artes e a filosofia, os corpos deste texto são capazes de excitar os sentidos, da náusea ao deleite em amplo espectro.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
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Periódicos
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Filmografia
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Darini: iniciação espiritual xavante. 2005, Brasil. Direção: índios Xavante da aldeia de Etenhiritipá.
Dzi Croquetes. 2009, Brasil. Direção: Raphael Alvarez e Tatiana Issa.
Encarnação do Demônio. 2008, Brasil. Direção: José Mojica Marins.
Freaks. 1932, EUA. Direção: Tod Browning.
Flesh & Blood. 2008, EUA. Direção: Larry Silverman.
Modify. 2005, EUA. Direção: Jason Gary e Greg Jacobson.
Mórbido Silêncio (Dee Snider’s Strangeland). 1998, EUA. Direção: John Pieplow.
O Retorno do Homem Chamado Cavalo (The Return of a Man Called Horse). 1976, EUA. Direção: Irvin Kershner.
Um Homem Chamado Cavalo (A Man Called Horse), 1970, USA. Direção: Elliot Silverstein.
Links
Fakir Musafar - http://www.fakir.org