Mosaico do Lugar: um olhar etnográfico sobre uma intervenção artística e coletiva em espaço público

Autores

  • Leila Maria da Silva Barboza Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30295

Palavras-chave:

mosaico, arte pública, comunidade

Resumo

O objeto desta pesquisa é um projeto executado nas escadarias da Rua Oscar Pereira, no bairro de Charitas em Niterói - RJ, de 2004 a 2006, utilizando a técnica do mosaico. Situando-o no contexto espacial, abordarei as atuais propostas de urbanismo da cidade e a expansão imobiliária e no contexto social, apresentarei as singularidades e transformações de uma comunidade dentro de uma metrópole, refletindo sobre a relação de pertencimento. A partir do relato das oficinas apresento conceitos de alguns autores, articulando essas investigações no campo transdisciplinar da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Leila Maria da Silva Barboza, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Gravura pela EBA-UFRJ (1983), formada em Estilismo pelo CETIQT-SENAI (1986) e especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pela UCAM (1999), vem atuando como artista visual, designer e docente na Graduação de Design de Moda (UNIVERSO). Ingressou em 2007 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte (PPGCArte - Mestrado) da UFF.

Referências

Augé, Marc. Não-Lugares. Campinas, São Paulo: Ed. Papirus, 2003.

Becker, Howard. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

_______. “Mundos artísticos e tipos sociais”. In: Velho, G. (org) Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1977.

Benjamin, Walter. Obras Escolhidas – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil,1989.

Canclini, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2000.

Certeau, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1994.

Foster, Hal. “O artista como etnógrafo”. Arte & Ensaio, Rio de Janeiro, n. 12, 2005 (Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV/EBA/UFRJ).

Foster, Hal. Recodificação: arte, espetáculo, política cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.

Foucault, Michel. O que é um autor? Lisboa: Ed. Vega, 1992.

Gerrtz, Clifford. O saber local. Petrópolis: Vozes, 2000.

Maffesoli, Michel. O Mistério da Conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e socialidade. Porto Alegre, RS: Ed. Sulina, 2005.

Martin-Barbero, Jesus. “Dislocaciones del tiempo y nuevas topografias de la memória”. In: Holanda, Heloisa Buarque de, e Resende, Beatriz (org.). Artelatina: cultura, globalização e identidades cosmopolitas., Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM, 2000.

Morin, Edgar. Cultura de massas no século XX: Neurose. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2005.

##submission.downloads##

Edição

Secção

Artigos