Geograficidades sagradas na Vila Mimosa: um mercado de corpo e de alma? / Sacred geographicity in Vila Mimosa a market of body and soul

Autores

  • Leonardo de Oliveira Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.31.a12827

Palavras-chave:

Palavras-chave, Geograficidade, Prostituição, Religiões Afro-brasileiras, Corporeidade

Resumo

O presente artigo trata da investigação do sagrado na maior área de prostituição do Rio de Janeiro: a Vila Mimosa, revelando a imbricação entre este espaço e os processos de territorialização das religiões afro-brasileiras. Percebemos que a tensão entre diferentes estruturas morais e religiosas pode ser percebida no espaço metropolitano. A partir de um estudo sobre sexualidades e composição mítica no mundo religioso afro-brasileiro, decorremos o enlace entre prostituição e proteção mítico-religiosa. A relação entre corporeidade, territorialidade e geograficidade é revelada a partir de uma etnografia guiada pela possessão de exus e de pomba-giras que confirmam uma apreensão particular e subalterna do espaço vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Oliveira Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto do Departamento de Geocências da UFJF. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

Referências

ALKIMIN, Zaydam. Zé Pelintra: dono da noite, rei da magia. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2008. 108p.

AUGRAS, Monique. Quizilas e Preceitos – transgressão, reparação e organização dinâmica do mundo. In: MOURA, Carlos Eugenio M. (org). Culto aos Orixás: Voduns e ancestrais nas religiões Afro-brasileiras. Rio de Janeiro, Pallas, 2006.

_____. De Iyá a mi a pomba-gira: transformações e símbolos da libido. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (Org.). Candomblé, religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. p. 17-44. 228p.

CAPONE, Stefania. A busca da África no candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2004. 376p.

CORBIN, Alain. A influência da religião. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Eds.). História do corpo. Vol. 2: Da Revolução à Grande Guerra. Petrópolis: Vozes, 2008. 512p.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

GÉLIS, Jacques. O corpo, a igreja e o sagrado. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Vol. 1: Da Renascença às Luzes. Petrópolis: Vozes, 2008. 663p.

LANDES, Ruth. A Cidade das Mulheres. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967.

PORTO-GONÇALVES, CARLOS W. A geograficidade do social: uma contribuição para o debate metodológico sobre estudos de conflito e movimentos sociais na América Latina. SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONFLICTO INTERNACIONAL, MILITARIZACIÓN E DEMOCRACIA EM AMÉRICA LATINA. Buenos Aires: Clacso, 2002.

PRANDI, José Reginaldo. Coração de pombagira. Folha de S.Paulo, São Paulo, 30 mar. 2008, Caderno +Mais.

________. Herdeiras do axé: sociologia das religiões afro-brasileiras. São Paulo: Hucitec, 1996.

RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos; MATTOS, Rogério Botelho de. Territórios da prostituição de rua na área central do Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos. Território e prostituição na metrópole carioca. Rio de Janeiro: Ecomuseu Fluminense, 2002. v. 1. 160p.

SEGATO, Rita Laura. Inventando a natureza: família, sexo e gênero no xangô do Recife. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (Org.). Candomblé, religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. p. 45-102. 228p.

SOHN, Anne-Marie. O corpo sexuado. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Orgs.). História do corpo. Vol. 3: As mutações do olhar: o século XX. Petrópolis, Vozes, 2008. 616p.

TEIXEIRA, Maria Lina Leão. Lorogum: identidades sexuais e poder no candomblé. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (Org.). Candomblé, religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. p. 197-225. 228p.

Downloads

Publicado

2013-07-07

Como Citar

Carneiro, L. de O. (2013). Geograficidades sagradas na Vila Mimosa: um mercado de corpo e de alma? / Sacred geographicity in Vila Mimosa a market of body and soul. Geograficidade, 3(1), 17-38. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.31.a12827

Edição

Seção

Artigos