‘Geografando’ práticas juvenis que (de)marcam a metrópole: uma questão de currículo escolar? / ‘Spatializing’ youth practices of marking the city: a school curriculum issue?
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12834Palavras-chave:
cultura, identidade, escola, práticas juvenis, lugar.Resumo
Busca-se problematizar como determinadas práticas culturais exercidas por sujeitos jovens nas fendas e na pele das cidades podem produzir múltiplos [e provisórios] pertencimentos identitários.São tematizados grafites e pichações que vestem as ruas e paredes de Porto Alegre/RS e em que medida elas nos fazem refletir sobre ‘outros’ modos de ‘ser’ e ‘estar’ jovem nas metrópoles, ‘vestidas’ com suas marcas, de seus tempos, de seus pensamentos. Tais culturas contribuem para os nomadismos e flutuações, também para a ‘lugarização’ dos espaços, que movimentam uma espécie de rede de relações de toda ordem. Mostrar que os jovens possuem culturas próprias, e que estas precisam ser compreendidas pelos professores possibilita maior significações na ensinagem. Práticas pedagógicas que enfocam as diversas formas de manifestação juvenil e suas peculiaridades, trazem subsídios para que possa haver uma aproximação maior com o mundo dos sujeitos jovens, da escola, bem como o ensino da geografia.Downloads
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