A literatura como potência problematizadora do lugar: imagens projetadas pelas crianças / Literature as a potential questioning strategy of place: images designed by children

Autores

  • Rosângela Veiga Julio Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jeniffer de Souza Faria Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12835

Palavras-chave:

Lugar, Literatura, Crianças, Imagens,

Resumo

O objetivo deste texto é o de problematizar o processo de apropriação da ideia de lugar por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, através do trabalho com a literatura. O desafio foi o de compreender, a partir dos sentidos por eles atribuídos, reflexos e refrações do tema discutido, no percurso empreendido por uma joaninha, ao descrever o caminho para que um menino chegasse a sua casa. Os pontos de referência constituíram-se em elementos encadeadores das discussões sobre localização, o que nos permitiu pensar essas âncoras do ensino de Geografia, a partir de seus usos, suas funções e seus efeitos, para o indivíduo e para a sociedade, em situações de interação. As fontes que alimentaram as análises foram consubstanciadas pelas colocações orais em articulação com os desenhos e respectivas legendas explicativas. Munidos desse corpus discursivo, narramos trajetórias instituídas, atentos às configurações que se desenharam nos e pelos espaços de experiências das crianças, possibilitando diálogos na dobra das imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Veiga Julio Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Pedagogia (CES/JF) Mestre em Educação; Doutoranda em Educação (UFJF) Professora efetiva do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Jeniffer de Souza Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Pedagogia (UFJF); Especialista em Psicopedagogia; Mestranda em Educação (UFJF)

Referências

AGUIAR, Valéria Trevizani B. de (Con.). Proposta Curricular Geografia. Juiz de Fora: PMJF/SE - Documento Preliminar. 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC SEF, 2000.

CHARTIER, Roger. A História Cultural- entre práticas e representações.1990.

FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio. No veio da esperança a essência etérea da criança diversa na escola: o jogo inquieto do discurso jornalístico de Cecília Meireles (1930-1933). 252f. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007.

FREIRE, Norma. ZIROTTI, Claudio. A casa da Joaninha. São Paulo: Berlendis e Vertecchia.

HASSLER, Márcio Luís. Contribuição geográfica para o estudo do lugar. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 08, número 16, p.157-165, mai/ago 2009. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/247/230> Acesso em: 10 fev 2012.

MIRANDA, Sônia Regina. Sob o signo da memória: cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. São Paulo: Editora UNESP; Juiz de Fora: EDUJF, 2007.

OLIVEIRA Jr., Wenceslao Machado. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. In: ______. Dossiê a Educação pelas imagens e suas geografias. Pro-Posições, Capinas, v. 20, n 3 (60), p.17-28, set./dez. 2009.

PEREIRA, Valéria C. R. PONCIANO, Nilton. Partilhar o saber: formar o leitor: conversas entre a escrita, a história, narrativas e leituras na perspectiva da cultura. Dourados: UFGD, 2011.

ZAMBONI, Ernesta. FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cadernos Cedes 82, 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. p.339-353.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Como Citar

Ferreira, R. V. J., & Faria, J. de S. (2012). A literatura como potência problematizadora do lugar: imagens projetadas pelas crianças / Literature as a potential questioning strategy of place: images designed by children. Geograficidade, 2(Especial), 19-29. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12835