Desterritorialidades / Unterritorialities

Autores

  • Ludmila Alexandra dos Santos Sarraipa Escola do Sítio
  • Ivânia Marques

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12836

Resumo

O tema deflagrador das discussões desse ano na escola foi territorialidades. Como se fossem países dentro de países, começamos os trabalhos na definição do conceito que mais parecia um trava línguas, pois nos demorávamos e enroscávamos a cada simples citação da palavra. Cada vez mais tomados pela vontade de desterritorializar recorríamos ao chão de terra, muito presente no nosso ambiente escolar, e que fincava nos professores uma ancora impedindo a total deriva. Por vezes preferimos a deriva! Naturalmente os conceitos se embaralhavam nos nossos próprios anseios sobre o tema e momentaneamente cedíamos ao anti-território. Doces barbáries. Será possível explicar que as fronteiras e linhas imaginárias determinam poderes e riscam de tinta o maniqueísmo mais puro do estar e o não estar? Assistimos a filmes, lemos poesias, praticamos a observação na admiração do reconhecimento do já conhecido. Formamos espaços rizomados aos tempos, que discretamente despontavam plurais entrelaçando entendimentos.

Palavras chaves – transdiciplinaridade, autoria, literatura, geografia, experimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Alexandra dos Santos Sarraipa, Escola do Sítio

Professora de Geografia e autora de diversos artigos sobre transdisciplinaridade e autoria.

Referências

BACHELARD, G. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BARROS, M Memórias Inventadas para crianças. Iluminuras de Martha Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.

COUTO, M. Terra Sonâmbula, São Paulo, Ed. Caminho, 1996.

DELEUZE, G; GUATTARI F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 4ª reimpressão – 2006.

_____.O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2003.

_____. “Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar”. In Alves, N.; GARCIA, R. L. (orgs). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

GUIMARAES, C. LOBATO, P. Acidente -. Brasil 2006, DVD –produção audivisual colorida, 72 min.

MARQUES, D., MARQUES, I., SARRAIPA, L.A.S. “Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens”. ETD : Educação Temática Digital , v.11, p.226 - 254, 2010.

MARQUES, D.; SARRAIPA, L. A. S. “Projeto minuto – o texto em outras linguagens”. In SANTOS, L.; SIMÕES, D. (orgs) Ensino de Português e Novas tecnologias. Coletânea de textos apresentados no I SIMELP. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. Disponível em htpp://WWW.dialogarts.uerj.br/arquivos/livro_simelp_1.pdf.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MELLO NETO, J. C. Morte e Vida Severina e Outros Poemas em Voz Alta. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1987.

ONETO, P. G. DOMENECH. A que e como resistimos: Deleuze e as artes. In: Daniel Lins. (Org.). Nietzsche-Deleuze: Arte, resistência. Rio de Janeiro e Fortaleza: Forense Universitária e Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007, v., p. 198-211.

OLIVEIRA Jr., Machado W. – Paisagens ao Fundo: Territórios Não Mais Marginais na Fotografia e na Televisão in Imagens marginais, Bianca Freire Medeiros e Maria Helena Braga e Vaz da Costa (org.) – Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2006.

SARAMAGO, J. O Caderno- Textos escritos para blog setembro de 2008 – março de 2009. São Paulo: Cia das Letras 2009.

SONTAG, S. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Arbor, 1983.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Como Citar

Sarraipa, L. A. dos S., & Marques, I. (2012). Desterritorialidades / Unterritorialities. Geograficidade, 2(Especial), 30-41. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12836