Imagear: o lugar, os viajantes e as imagens / Image-gearing: place, travelers and images

Ivania Marques

Resumo


Considerando a imagem como uma forma de conhecer, o projeto “Roteiro Ecogeográfico” propõe a criação de um espaço onde viajantes (estudantes e educadores) possam conviver e criar a partir de um percurso pensado em explorar marcos e entornos do município de Americana no Estado de são Paulo Os viajantes explorarão imagens em fotografia e serão convidados, eles mesmos, a experimentar fotografar, usando câmeras pinhole. Extrapolando as paredes da escola, em espaço ligado às Secretarias Municipais da Cultura e da Educação de Americana, espera-se que os viajantes se tornem produtores de suas próprias imagens e de suas versões da realidade, questionando e movimentando seus saberes. Anuncia-se neste texto um projeto de mestrado, em andamento, que propõe aos participantes descobrir o lugar onde vivem e percorrer seus próprios caminhos seguindo qualquer direção, em favor de leituras múltiplas da cidade e do município, de sua história e, consequentemente, deles mesmos.

 


Palavras-chave


geografia, imagem, dobra, lugar, fotografia.

Texto completo:

PDF

Referências


ASPIS, Renata. Resistência e confabulações. In: AMORIM, Antonio Carlos; MARQUES, Davina; OLIVEIRA DIAS, Susana (orgs). Conexões: Deleuze e Vida e Fabulação e… Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq; Campinas: ALB, 2011.

BARROS, Manoel de. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1996.

BUSSELLE, Michael. Tudo sobre Fotografia. São Paulo: Thomson Pioneira, 1979.

CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. (Trad. Diogo Mainardi) São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. (Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa) Rio de janeiro: Ed. 34, 1995.

CAZETTA, Valeria. O status de realidade das fotografias aéreas verticais no contexto dos estudos geográficos. Pro-Posições (UNICAMP), v. 20, p. 71-86, 2009.

GODOY, Ana. A menor das Ecologias. São Paulo: EDUUSP, 2008.

LARROSA, Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Leituras, nº 4, jul. 2001. [Textos-subsídios ao trabalho pedagógico das unidades da Rede Municipal de Educação de Campinas/Fumec. Publicação da Secretaria Municipal de Educação]

MARTINELLI, Luís Marques. Experimentações em Pinhole – Arquivo Pessoal. Americana/SP, 2011.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. (Trad. Hilda. Pareto Maciel; Rogério Haesbaert) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wencesláo Machado de (org.). A educação pelas imagens e suas geografias. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

_____. Apontamentos sobre a educação visual dos mapas: a (des)natureza da ideia de representação COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CIANÇAS E ESCOLARES - Anais. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

_____. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive - linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Novos rumos da cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2011, p. 13-36.

_____. (org.) Escritos de algumas pessoas na busca do que seria uma Geografia Escolar a propor... Texto escrito coletivamente pelos Supervisores e APs da disciplina. Teoria Pedagógica e Produção do Conhecimento em Geografia. Faculdade de Educação/UNICAMP – PROESF.

_____. Grafar o espaço, educar os olhos - rumo a geografias menores. Pro-Posições (UNICAMP), v. 20, p. 7-19, 2009.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wencesláo Machado de; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Paisagens ao fundo - territórios não mais marginais na fotografia e na televisão. In: FREIRE-MEDEIROS, Bianca; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. (orgs). Imagens Marginais. Natal: Editora da UFRN, 2006, v. 1, p. 85-107.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a Fotografia. (Trad. Rubens Figueiredo) São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TARKOVSKY, Andrei. Esculpir o Tempo. (Trad. Jefferson Luiz Camargo) São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WUNDER, Alik. Fotografias como exercício de olhar. 29ª Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Minas Gerais, Caxambú: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, 2006.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12838

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.