Imagear: o lugar, os viajantes e as imagens / Image-gearing: place, travelers and images

Autores

  • Ivania Marques Secretaria de Cultura e Turismo Apoio Pedagógico

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12838

Palavras-chave:

geografia, imagem, dobra, lugar, fotografia.

Resumo

Considerando a imagem como uma forma de conhecer, o projeto “Roteiro Ecogeográfico” propõe a criação de um espaço onde viajantes (estudantes e educadores) possam conviver e criar a partir de um percurso pensado em explorar marcos e entornos do município de Americana no Estado de são Paulo Os viajantes explorarão imagens em fotografia e serão convidados, eles mesmos, a experimentar fotografar, usando câmeras pinhole. Extrapolando as paredes da escola, em espaço ligado às Secretarias Municipais da Cultura e da Educação de Americana, espera-se que os viajantes se tornem produtores de suas próprias imagens e de suas versões da realidade, questionando e movimentando seus saberes. Anuncia-se neste texto um projeto de mestrado, em andamento, que propõe aos participantes descobrir o lugar onde vivem e percorrer seus próprios caminhos seguindo qualquer direção, em favor de leituras múltiplas da cidade e do município, de sua história e, consequentemente, deles mesmos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata. Resistência e confabulações. In: AMORIM, Antonio Carlos; MARQUES, Davina; OLIVEIRA DIAS, Susana (orgs). Conexões: Deleuze e Vida e Fabulação e… Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq; Campinas: ALB, 2011.

BARROS, Manoel de. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1996.

BUSSELLE, Michael. Tudo sobre Fotografia. São Paulo: Thomson Pioneira, 1979.

CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. (Trad. Diogo Mainardi) São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. (Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa) Rio de janeiro: Ed. 34, 1995.

CAZETTA, Valeria. O status de realidade das fotografias aéreas verticais no contexto dos estudos geográficos. Pro-Posições (UNICAMP), v. 20, p. 71-86, 2009.

GODOY, Ana. A menor das Ecologias. São Paulo: EDUUSP, 2008.

LARROSA, Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Leituras, nº 4, jul. 2001. [Textos-subsídios ao trabalho pedagógico das unidades da Rede Municipal de Educação de Campinas/Fumec. Publicação da Secretaria Municipal de Educação]

MARTINELLI, Luís Marques. Experimentações em Pinhole – Arquivo Pessoal. Americana/SP, 2011.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. (Trad. Hilda. Pareto Maciel; Rogério Haesbaert) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wencesláo Machado de (org.). A educação pelas imagens e suas geografias. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

_____. Apontamentos sobre a educação visual dos mapas: a (des)natureza da ideia de representação COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CIANÇAS E ESCOLARES - Anais. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

_____. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive - linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Novos rumos da cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2011, p. 13-36.

_____. (org.) Escritos de algumas pessoas na busca do que seria uma Geografia Escolar a propor... Texto escrito coletivamente pelos Supervisores e APs da disciplina. Teoria Pedagógica e Produção do Conhecimento em Geografia. Faculdade de Educação/UNICAMP – PROESF.

_____. Grafar o espaço, educar os olhos - rumo a geografias menores. Pro-Posições (UNICAMP), v. 20, p. 7-19, 2009.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wencesláo Machado de; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Paisagens ao fundo - territórios não mais marginais na fotografia e na televisão. In: FREIRE-MEDEIROS, Bianca; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. (orgs). Imagens Marginais. Natal: Editora da UFRN, 2006, v. 1, p. 85-107.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a Fotografia. (Trad. Rubens Figueiredo) São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TARKOVSKY, Andrei. Esculpir o Tempo. (Trad. Jefferson Luiz Camargo) São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WUNDER, Alik. Fotografias como exercício de olhar. 29ª Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Minas Gerais, Caxambú: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, 2006.

Downloads

Publicado

2012-09-03

Como Citar

Marques, I. (2012). Imagear: o lugar, os viajantes e as imagens / Image-gearing: place, travelers and images. Geograficidade, 2(Especial), 54-63. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12838

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)