A foto-sequência no auxílio ao ensino de geografia: um olhar sobre a inclusão educacional / The photo sequence as a support for teaching geography: a view on inclusion in education
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12839Palavras-chave:
Ensino de Geografia, metodologias visuais em Geografia, Inclusão educacional.Resumo
O presente artigo descrito é pertinente ao processo de estudo desenvolvido no estágio Docência nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, na disciplina GCN - Cartografia Escolar, oferecida pelo Curso de Graduação em Geografia na quinta fase. O resultado deste estudo está pautado em três distintos trabalhos realizados em diferentes atuações da Geografia como educação. A primeira é pertinente à pesquisa em nível de mestrado, direcionada ao uso do audiovisual como recurso metodológico junto à geografia escolar. A segunda é relativa a uma disciplina cursada em nível de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2011, com a temática de inclusão educacional em geografia. E a terceira atuação corresponde a um estudo realizado pelo grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ coerente a metodologias visuais em geografia, mais especificamente sobre o uso da foto-seqüência.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem: (Trad. Estela dos Santos Abreu) Campinas: SP: Papirus, 1993.
BRASÍLIA: Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. 1997.
DELEUZE, Gilles: A imagem-tempo: (Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro) São Paulo: Brasiliense, 2007
CASTRO, Josué. Geografia da Fome: O dilema Brasileiro, pão ou aço? Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.
CAZZETA, Valéria. O status de realidade das fotografias aéreas verticais no contexto dos estudos geográficos; Pró-Posições: Revista Quadrimestral da faculdade de Educação, UNICAMP: V 20, n.3, p. 62-71, set/dez, 2009.
COSTA, Maria Helena B. V. da. Espaços de subjetividade e transgressão nas paisagens fílmicas. Pró-Posições: Revista Quadrimestral da faculdade de Educação, UNICAMP: V 20, n.3, p. 88-109, set/dez, 2009.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007.
EDLER, Carvalho Rosita. Educação Inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. (Trad. Marina Appenzeller) Campinas; SP; Papirus, 1996.
MANTOAN, Maria Tereza Égler. Espaço: informativo técnico-científico do INES, nº 13, Rio de Janeiro: INES, 2000.
__________________ Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MASSEY, Doreen Barbara. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. (Trad. Hilda Pareto Maciel) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
OLIVEIRA Jr, Wescesláo Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pró-Posições: Revista Quadrimestral da faculdade de Educação, UNICAMP: V 20, n.3, p. 17-28, set/dez, 2009.
RIBEIRO, Leticia P; ARDILA, Ana Marcela; GÓIS, Marcos: Oficina: Metodologias Visuais Aplicadas à Pesquisa dos Espaços Públicos. Ministrada por: Grupo Território e Cidadania, UFRJ. 04 a 06/05/2011, UFSC, Florianópolis.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.
SEEMANN, Jorn. Arte, conhecimento geógrafo e leitura de imagens; Pró-Posições: Revista Quadrimestral da faculdade de Educação, UNICAMP: V 20, n.3, p. 30-43, set/dez, 2009.
SKLIAR, Carlos. Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação. 1997.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia: (Trad. Joaquim Paiva) Rio de Janeiro: Arbor, 1981.
.