Um Mapa do Tráfico no Livro Didático: Encontros e Desencontros entre Geografia Escolar e Cartografia Midiática / A Map of the Drug Trade in the Geography Textbook: Dialogues between Geographic Education and Journalistic Cartography
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12844Palavras-chave:
Geografia Escolar, Cartografia Midiática, Transposição didática, Tráfico de DrogasResumo
O presente artigo discute as relações entre geografia escolar e cartografia midiática tendo como ponto de partida a polêmica criada em torno de um mapa sobre o tráfico de drogas ilícitas veiculado na imprensa e inserido em um livro didático de geografia. Partindo deste caso específico, a primeira seção discute o mapa sob o ponto de vista da geografia escolar, considerando o contexto curricular do sétimo ano e a transposição didática do conceito de território proposta pelos autores. Posteriormente, a reflexão é guiada pela ótica da cartografia midiática, explorando a linguagem do mapa em questão e debatendo formas alternativas de representação através de mapas veiculados na imprensa nacional nos últimos quarenta anos. Por fim, busca-se estimular uma incorporação crítica dos mapas midiáticos na geografia escolar, considerando como estas representações podem contribuir para o desenvolvimento de uma cartografia menos “normativa” e mais “interpretativa” nas escolas.
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