O mapa do Brasil não é o Brasil / The map of Brazil is not Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12875Palavras-chave:
mapa, Brasil, brasileiros, território, aula de GeografiaResumo
Esse texto questiona as mensagens que os mapas trazem assim como o significado de representação cartográfica nas aulas de Geografia. Identifica no contexto de leitura da cartografia geográfica do IBGE como o Estado brasileiro constrói um olhar parametrizador sobre o território nacional e os brasileiros. Lança questões sobre a maneira como a ideia de Brasil tem sido concebida e construída nas aulas de Geografia e pondera sobre quem é o sujeito que constrói a representação assim como os conceitos que surgem dessa maneira de olhar. Dimensiona a importância do professor de Geografia ter clareza no que se refere a identidade do discurso geográfico, objetivos pedagógicos, articulação conceitual e linguagens tratados na construção de suas aulas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-09-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.Como Citar
O mapa do Brasil não é o Brasil / The map of Brazil is not Brazil. (2013). Geograficidade, 3(Especial), 71-79. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12875