O mapa do Brasil não é o Brasil / The map of Brazil is not Brazil

Autores

  • Jorge Luiz Barcellos Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Nestor André Kaercher Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12875

Palavras-chave:

mapa, Brasil, brasileiros, território, aula de Geografia

Resumo

Esse texto questiona as mensagens que os mapas trazem assim como o significado de representação cartográfica nas aulas de Geografia. Identifica no contexto de leitura da cartografia geográfica do IBGE como o Estado brasileiro constrói um olhar parametrizador sobre o território nacional e os brasileiros. Lança questões sobre a maneira como a ideia de Brasil tem sido concebida e construída nas aulas de Geografia e pondera sobre quem é o sujeito que constrói a representação assim como os conceitos que surgem dessa maneira de olhar. Dimensiona a importância do professor de Geografia ter clareza no que se refere a identidade do discurso geográfico, objetivos pedagógicos, articulação conceitual e linguagens tratados na construção de suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Barcellos Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

UNIFESP - Escola de Filosofia , Letras e Ciências Humanas - Departamento de Educação  - Ensino de Geografia

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Silva, J. L. B., & Kaercher, N. A. (2013). O mapa do Brasil não é o Brasil / The map of Brazil is not Brazil. Geograficidade, 3(Especial), 71-79. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12875