Desenhos e mapas no ensino de geografia: a linguagem visual que não é vista / Drawings and maps in geography teaching: the visual language that is not seen
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12876Palavras-chave:
linguagem visual, ensino de geografia, desenho, mapa, escolaResumo
A Cartografia contemporânea começa a desenvolverum número grande de trabalhos enfocando a Cartografia como linguagem visualenraizada na teoria social, que, por definição, é culturalmente específica emuda no tempo e no espaço. Apresentamos nessa pesquisa a análise de atividadesrealizadas por alunos do ensino supletivo noturno de 7a série (atual8º ano – com 15 a 35 anos) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)João XXIII, localizada na periferia de São Paulo no ano de 2002. As atividades propostas consistem na elaboração de mapasmentais do trajeto casa – escola e de desenhos de paisagem urbana e rural eforam desenvolvidas. Destacamos a importância do mapa mental e do desenho dapaisagem nas áreas de Geografia e Cartografia e afirmamos a posição dalinguagem visual sob a ótica pedagógica como fio condutor, local de conflito e,acima de tudo, integrador de reflexões no campo perceptivo e cognitivo.Downloads
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Publicado
2013-09-19
Como Citar
Santos, C. dos. (2013). Desenhos e mapas no ensino de geografia: a linguagem visual que não é vista / Drawings and maps in geography teaching: the visual language that is not seen. Geograficidade, 3(Especial), 80-92. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12876
Edição
Seção
Artigos