Os verbos e nomes do viajar: por uma geografia do deslocamento / The verbs and names of travelling: by a geography of displacement

Autores

  • Fernanda Ribeiro Amaro Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Rodrigues Brandão Unicamp Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2014.42.a12899

Palavras-chave:

Viajantes, Geografia Humanista, Fenomenologia, Escritos de Viagem

Resumo

Este artigo aborda viagens, nomadismos e outros deslocamentos, enquanto ações que incitam a construção subjetiva de referenciais geográfico-afetivas, numa geografia que se expressa a partir do indivíduo enquanto escala de análise, que se soma aos estudos da Geografia Humanística e Cultural. Deslocamentos geram conhecimento sobre os espaços, transmitidos pela subjetividade também expressa em escritos de viajantes, entre verbos e nomes do viajar.

O sentido da espacialidade tomada em deslocamento é dado em forma de sentimentos e percepções, que poderiam ser compostos como arte e como ciência. Ao entender a arte enquanto resultado de um emaranhado de referências sociais, políticas, espaciais e pessoais. Portanto, a viagem é um dado subjetivo e objetivo e possui caráter individual e coletivo, manifestada por uma linguagem simbiótica e reprocessual com o meio, entre sons, gestos, objetos e imagens, enquanto expressão subjetiva e técnica de uma relação sociedade-indivíduo e indivíduo-espaço.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Amaro, Universidade Federal de Uberlândia

Geógrafa e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, com formação interdisciplinar em Antropologia pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí, México; e Belas Artes pela Universidad Politécnica de Valencia, Espanha. Especialista em Antropología Urbana. Pesquisadora do grupo de estudos Opará sobre comunidades tradicionais do Rio São Francisco.

Carlos Rodrigues Brandão, Unicamp Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestrado em antropologia pela Universidade de Brasília (1974) e doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e professor visitante senior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educacao popular, campo religioso, religiao e educacao. Coordena atualmente dois projetos de pesquisa nos sertões do Norte de Minas. É Comendador do Mérito Científico pelo MCT, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás, Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ARGAN, Giulio. A história da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Editora, 2005.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BUBER, Martin. EU-TU. Tradução Newton Aquiles Von Zuben. 2 ed. São Paulo: Moraes, 1974.

CLIFFORD, James. Tour: travel and translation in the Late Twentieth Century. Massachusetts: Harvard University Press, 1997.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra. trad. Werther Holzer. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2011.

DIEGO, Estrella de. Contra el Mapa: disturbios en la geografía colonial de Occidente. Madrid: Siruela, 2008.

FLUSSER, Villém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007.

FLUSSER, Villém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Ver a cidade. São Paulo: Nobel, 1988.

MAFESSOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Tradução Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001.

ONFRAY, Michel. Teoria da Viagem: poética da geografia. Tradução Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2009.

REYNOSO, Carlos (org.). El Surgimiento de la Antropología Posmoderna por Clifford Geertz e James Clifford y otros. Tradução Carlos Reynoso. 4. ed. Barcelona: Editorial Gedisa, 1998.

ONFRAY, Michel. Teoria da Viagem: poética da geografia. Tradução Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2009.

MAFESSOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Tradução Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001.

ROLNIK, Suely; GUATTARI, Felix. Micropolíticas: cartografias do desejo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

ROSA, João Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Nova Fronteira, 2006.

SAID, Edward. Orientalismos: o oriente como invenção do ocidente (Edição de Bolso). Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. (org.). Cultura, Percepção e Ambiente: diálogos com Tim Ingold. São Paulo: Terceiro Nome, 2012 – (Coleção Antropologia Hoje).

TUAN, Yi-FU. Espaço & Lugar: A Perspectiva da Experiência. DIFEL: São Paulo, 1983.

TUAN, Yi-FU. Topofilia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1980.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

Amaro, F. R., & Brandão, C. R. (2014). Os verbos e nomes do viajar: por uma geografia do deslocamento / The verbs and names of travelling: by a geography of displacement. Geograficidade, 4(2), 48-59. https://doi.org/10.22409/geograficidade2014.42.a12899

Edição

Seção

Artigos