Lugares míticos / Mythical places

Lívia de Oliveira

Resumo


Os lugares míticos permanecem presentes no imaginário e na realidade da vida dos seres humanos. Estão ainda muito entranhados nas culturas e nos símbolos, tanto no passado como no presente. Na cultura humana o mito não é simplesmente um sistema de crenças dogmáticas, mas baseado em ações, imagens históricas ou representações geográficas. Ademais, os espaços míticos são respostas de sentimentos e de necessidades que nos trazem um mundo mágico, misterioso, povoado por seres benéficos ou maléficos.


Palavras-chave


Mitos, Lugares, Espaços, Pessoas, Coisas

Texto completo:

PDF

Referências


ANGIOLILLO, Francesca. “Clarice, uma enigmática”. Coleção Folha Grandes Livros no Cinema. A Hora da Estrela. São Paulo: Folha de São Paulo, 2013, 63 p.

BESSE, Jean-Marc. “Geografia e Existência” in Dardel, Eric. O Homem e a Terra. São Paulo: Perspectiva, 2012, 159 p.

CASSIRER, Ernst. Antropologia Filosófica. São Paulo: Mestre Jon, 1977. 274p.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. WertherHolzer.São Paulo: Perspectiva, 2011. 159p.

MARANDOLA JR. Eduardo. Prefácio à Edição Brasileira. In: DARDEL, Eric Dardel. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica.Trad. WertherHolzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

PÁDUA, Letícia C. T.A Geografia de Yi-Fu Tuan: Essências e Persistências. 2013. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PESSOA, Fernando. Obra Poética. Rio: Editora Aguilar, 1960. 815 p.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. São Paulo: DIFEL, 1983. 250p.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2015.52.a12941

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.