Arquitetura e urbanismo como fenomenologia do habitar / Architecture and urbanism as phenomenology of dwelling

Autores

  • Gabriela Gazola Brandão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2017.71.a12969

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Fenomenologia, Habitar

Resumo

A proposta que apresento neste artigo é a de pensar a prática da arquitetura e do urbanismo a partir da fenomenologia, tanto a essência do ofício como o modo como é colocado em prática. Apresento o habitar heideggeriano como a noção que congrega a matéria-prima da arquitetura e do urbanismo: a experiência primária dos seres humanos (n)dos espaços. São esforços que contribuem para o desvelamento de novos caminhos a serem explorados, discutidos e praticados no âmbito dessa disciplina. Acredito que abordagem fenomenológica vai ao encontro do trabalho da arquitetura e do urbanismo, que se empenham – ou deveriam fazê-lo – em trazer para a materialidade também a dimensão existencial humana, em uma relação recíproca, em que esta é expressa pela materialidade construída que, por sua vez, tocará a primeira. Justamente por sua preocupação em aproximar-se do mundo-vivido, a fenomenologia é uma abordagem coerente para o propósito de se fazer arquitetura e urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Gazola Brandão, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. In: Os Pensadores – Bachelard. PESSANHA, José Américo Motta (Org.). São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BRANDÃO, Gabriela Gazola. Naturezas do habitar: da metrópole à pequena cidade. 2016. 195 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo - Produção e Gestão do Ambiente Urbano) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

BUTTIMER, Anne. Lar, horizontes de alcance e o sentido de lugar. (Trad. Letícia Pádua) Geograficidade, v.5, n.1, p. 4-19, Verão, 2015.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. (Trad. Werther Holzer) São Paulo: Perspectiva, 2011.

DE PAULA, Fernanda Cristina. Constituições do habitar: reassentamento do Jd. São Marcos para o Jd. Real. 2010. 129 p. Dissertação (Mestrado em Geografia - análise ambiental e dinâmica territorial) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Construir, Habitar, Pensar. (Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback) In: Ensaios e conferências. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

HOLZER, Werther. Um estudo fenomenológico da paisagem e do lugar: a crônica dos viajantes no Brasil do século XVI. 1998. 257p. Tese (Doutorado em Geografia) -Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

HOLZER, Werther. A Geografia Fenomenológica de Eric Dardel. In: O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HOLZER, Werther. Mundo e Lugar: ensaio de geografia fenomenológica. In: MARANDOLA, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (Orgs.). Qual é o espaço do lugar?. São Paulo: Perspectiva, 2012.

HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. (Trad. Artur Morão) Portugal: Edições 70, 19---.

LYNCH, Kevin. A boa forma da cidade. (Trad. Jorge Manuel Costa Almeida e Pinho) 1 ed. Portugal: Edições 70, 2007.

MARANDOLA JR, Eduardo José. Habitar em risco: mobilidade e vulnerabilidade na experiência metropolitana. 2008. 266 p. Tese (Doutorado em Geografia - Análise Ambiental e Dinâmica Territorial) – Instituto de Geociências, Universidade de Campinas, Campinas, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. (Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura) São Paulo, Martins fontes,1994.

NORBERG-SCHULZ, Christian. Genius Loci – Towards a phenomenology of architecture. New York: Rizzoli, 1976.

PALLASMAA, Juhani. A imagem corporificada: imaginação e imaginário na arquitetura. (Trad. Alexandre Salvaterra) Porto Alegre: Bookman, 2013.

SARAMAGO, Ligia. Como Ponta de Lança: O Pensamento do Lugar em Heidegger. In: MARANDOLA, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (Orgs.). Qual é o espaço do lugar?. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SEAMON, David. Concretizing Heidegger’s notion of dwelling: the contributions of Thomas Thiis-Evensen and Chrisopher Alexander. In: Bauen und Wohnen / Building and Dwelling: Martin Heideggers Grundlegung einer phänomenologie der architektur / Martin Heidegger’s foundation of a phenomenology of architecture. FÜHR, Eduard (Org.). New York: Waxmann Münster, 2000.

SEAMON, David. Corpo-sujeito, rotinas espaço-temporais e danças-do-lugar. (Trad. Paulo Mauricio Rangel Gonçalves) Geograficidade, v.3, n.2, p.4-18, Inverno 2013.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. (Trad. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. (Trad. Lívia de Oliveira) Londrina: Eduel, 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

Brandão, G. G. (2016). Arquitetura e urbanismo como fenomenologia do habitar / Architecture and urbanism as phenomenology of dwelling. Geograficidade, 7(1), 21-33. https://doi.org/10.22409/geograficidade2017.71.a12969

Edição

Seção

Artigos