Espaços imaginários no filme a Dama na Água de M. Night Shyamalan: a narrativa na pós-modernidade / Shyamalan’s Lady in the water imaginary’s spaces: the narrative at postmodernity
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.81.a12986Palavras-chave:
Imaginário. Pós-modernidade. Mito. Espaços simbólicos. FicçãoResumo
As obras de arte contemporâneas dizem muito sobre a nossa época, sobre o modo como a percebemos e como a vivenciamos. É com esta intenção que buscamos neste trabalho fazer uma leitura dos espaços imaginários e da narrativa na pós-modernidade a partir do filme A Dama na Água do cineasta M. Night Shyamalan. Dentre os temas que o filme aborda estão a retomada do mito no cotidiano, a emergência do imaginário e o papel que a ficção tem na transformação da realidade. A metodologia da análise fílmica é realizada a partir da semiótica da imagem, da hermenêutica simbólica e do aporte fenomenológico, sobretudo, presente nas obras de G. Bachelard e G. Durand. No filme o lugar sofre mudanças a partir do reencantamento, da presença do mito e o espaço transforma-se à medida em que os personagens envolvem-se para salvar Story, ao passo que adquirem outra perspectiva para encarar o mundo a sua volta. O enredo traça uma ideia de despertar, como ir além, devolvendo à vida e ao lugar, o sonho de uma narrativa a muito esquecida. Com a narrativa sobre um livro dentro do filme e uma história que fala sobre história, a metaficção presente no filme entrecruza ao longo da trama os papéis da narrativa fílmica e literária, reservando um papel contundente à critica. É nesta atmosfera complexa que buscaremos encontrar na filmografia de A Dama na Água traços na nossa pós-modernidade latente.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, Gaston. A Chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
BULCÃO, Marly. Luz, câmara, filosofia: mergulho na imagética do cinema. São Paulo: Ideias & Letras, 2013.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CHEVALLIER J.; CHEERBRANT A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
COELHO, Teixeira. Moderno pós-moderno. São Paulo: Iluminuras, 2011.
CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
COURA, Henrique da Silveira. Cinema e religião: a inefabilidade dos conceitos-imagem em M. Night Shyamalan. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) –Pontifícia Universidade Católica – PUC - São Paulo, São Paulo, 2009.
DAMA na água, A. Direção M. Night Shayamalan. Produção: Blinding Edge Pictures. [S. 1.] : Warner Bros, 2007. 1 DVD (109 Min.) son.,color.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DURAND, G. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.
DURAND, G. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
DURAND, G. O imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 2004.
DURAND, Yves. Elementos de utilização prática e teórica do teste AT-9. In: PITTA, Danielle Perin Rocha (org.) O imaginário e a simbologia da passagem. Recife: Massangana, 1984, p.87-123.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LE Corbusier. Planejamento urbano. São Paulo: Perspectiva, 2004.
LYOTARD, Jean François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
MAFESOLI, Michel. O lugar faz o elo: notas sobre a pós-modernidade. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.
MAFESOLI, Michel. A transfiguração do político: a tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MAFESOLI, Michel. A conquista do presente. Natal: Argros, 2001.
MAFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
MAFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MAFESOLI, Michel. O Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NAZARIO, Luiz. Quadro histórico do pós-modernismo. In: GUINSBURG J. & BARBOSA, Ana Mae (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva: 2008, p.23-70.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Modernidade, pós-modernidade e metamorfose da percepção. In: GUINSBURG J.; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva: 2008, p.71-84.
SILVA, Valéria Cristina Pereira da. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
SHYAMALAN, M. Nigth. A dama na água: uma história de ninar. Depoimentos. In: DAMA na água, A. Direção M. Night Shayamalan. Produção: Blinding Edge Pictures. [S. 1.] : Warner Bros, 2007. 1 DVD (109 Min.) son.,color
VILA, A (The Village). Direção M. Night Shyamalan. Produção: Blinding Edge Pictures [S.l.]: Touchstone Pictures, 2004. 1 DVD ( 108 min.) son., color.