Os caminhos da dispersão urbana no bairro de Campo Grande - cidade do Rio de Janeiro / The ways of the urban dispersion in Campo Grande - city of Rio de Janeiro

Autores

  • Maria de Lourdes Pinto Machado Costa Universidade Federal Fluminense
  • Marcella Henriques da Silva Escola de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal Fluminense
  • Thaíse Rachel Barros dos Santos Escola de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.81.a12997

Palavras-chave:

Urbanização. Acessibilidade e dispersão urbana. Conjuntos residenciais. Campo Grande. Rio de Janeiro

Resumo

A reflexão tem sua contextualização baseada no fenômeno da urbanização, cuja diversidade expressa-se de acordo com contextos, escalas, dinâmicas, suportes geográficos e ambientais. Tem como foco o bairro de Campo Grande e sua vizinhança, situados na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, e dá ênfase ao processo de dispersão urbana, no pós-1990. A pesquisa distingue este processo em relação à ocupação do solo, e considera a importância da acessibilidade aos conjuntos habitacionais, situados entre o centro do bairro e sua periferia. Entende-se como suporte da acessibilidade caminhos traçados para se chegar a antigas fazendas até estradas e vias expressas, entre as que se tornaram vias locais, hoje canal de fluxos, mercadorias e comunicações. Seu importante centro comercial atende também à escala microrregional. Na evolução da ocupação, sua origem remonta a atividades agrícolas, estendidas até a década de 1960, tendo acolhido posteriormente implantação industrial e, na atualidade, encontra-se sob a ação crescente do mercado imobiliário. Neste trajeto, recebeu a implantação maciça de unidades habitacionais, fruto de investimento do governo federal na área de habitação social, com o Programa "Minha Casa Minha Vida – MCMV". A pesquisa permitiu identificar e considerar esses assentamentos residenciais, sob a mais recente manifestação da urbanização – a dispersão urbana, com participação de agentes públicos e da iniciativa privada. A metodologia adotada associou a evolução da urbanização e a implantação dos conjuntos, com a distribuição espacial do fenômeno, através de leituras cartográficas, fotos de satélite e mapeamento da ocupação de áreas novas e consolidadas. Contemplou observação de campo, pesquisas documentais, iconográfica, análise e interpretação que associaram teoria e prática, com base na realização de entrevistas. Um dos produtos da pesquisa foi a identificação dos novos assentamentos da classe média na periferia da cidade, ao trazer experiência de programa que se pretendeu inovadora em relação aos conjuntos e às alterações ocorridas no território e em sua paisagem, com a implantação dos conjuntos habitacionais lindeira aos caminhos e estradas do bairro, sem atender, entretanto, à população de baixa renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto Machado Costa, Universidade Federal Fluminense

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Produção e gestão do espaço

Referências

ABREU, Mauricio de A. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMU/IPLANRIO, 1997.

BERNADES, Lysia M. C.; SOARES, Maria Therezinha de Segadas (Orgs.). Rio de Janeiro: Cidade e Região. Biblioteca Carioca, 1990.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Editora EDUSP, 1974.

CHOAY, F. “O reino do urbano e a morte da cidade”. Projeto História. v.18, n.05, 1999, p.67-89.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.

COSTA, Maria de Lourdes P. M.; GASPAR, Tatiana. Dispersão Urbana. Formas de Expressão no Território Fluminense. Relatório de Pesquisa: Niterói: UFF-FAPERJ, 2010.

COSTA, Maria de Lourdes P. M. Transformação do Espaço da Cidade do Rio de Janeiro sob a Ação do Poder Público entre 1964 e 1988. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

COSTA, Maria de Lourdes P. M.; SANTOS, Thaise Raquel B. dos. A Classe Média vai a Campo. Relatório de Pesquisa. Niterói: UFF/PPGAU- PIBIC/CNPq, 2012.

FONSECA, Priscilla R. A (re)configuração do espaço do bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro. O desenvolvimento do subcentro comercial e a ação da indústria imobiliária. Niterói: UFF/Instituto de Geociências, 2011.

FONSECA, Priscilla R. Projeto de Estruturação urbana como reconhecimento das tipificidades locais: análise do caso da Região Administrativa de Campo Grande. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2013.

FUNDAÇÃO CENTRO DE INFORMAÇÕES E DADOS DO RIO DE JANEIRO. 2000. Índice de Qualidade dos Municípios – Verde (IQM-Verde). Rio de Janeiro: CIDE, 2000.

FUNDAÇÃO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

GOTTDINER, M. A Produção Social do Espaço Urbano. Trad. Geraldo G. Souza. SP: EDUSP, 1993.

INDOVINA, F. La ciudad difusa. In: RAMOS, A. M. (Ed.). Lo Urbano. Barcelona: ETSAB, 2004, p.49-59.

LA ROVERE, Renata Lèbre. Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de seu Entorno: diagnóstico socioeconômico do local. Projeto FAPERJ: Instituto de Economia/UFRJ. Rio de Janeiro, 2009.

LEFEBVRE, Henri. Le droit à la Ville Suivi d’Espace et Politique. Paris: Anthropos, 1972.

MONCLUS, F. J. (Ed.). La ciudad dispersa. Barcelona: CCC de Barcelona, 1998.

PORTAS, N. Notas sobre a intervenção na cidade existente. Revista Espaço e Debates. 17, 1993, p 8-13.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Projetos de Estruturação Urbana da Cidade do Rio de Janeiro. Avaliação e Revisão da Metodologia para sua Elaboração. PCRJ/Secretaria Municipal de Urbanismo e Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM/CPU. Volume I. s/d.

QUEIROZ, Mário Márcio S. e COSTA, Maria de Lourdes P. M. Questões da relação urbanização dispersa e implantação de Áreas de Especial Interesse Social. Anais. 1º Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono – 1º CIHEL. Lisboa: 2010 (CDRom).

QUEIRÓZ RIBEIRO, Luiz Cesar de. Da propriedade fundiária ao capital incorporador: as formas da produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Tese (doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

REIS, Nestor Goulart. Notas sobre Urbanização Dispersa. Novas Formas de Tecido Urbano. São Paulo: Via das Artes, 2006.

REIS, Nestor Goulart; PORTAS, Nuno; TANAKA, Marta S. (coord.). Dispersão Urbana. Diálogos sobre pesquisas Brasil – Europa. São Paulo: FAU/USP, 2007.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira dos. Condomínios Exclusivos, o que Diria a Respeito um Arqueólogo? Revista RAM. v.38, n.160, p.7-28, 1981.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo, Hucitec, 1993.

SECCHI, B. Ciudad moderna, ciudad contemporânea y sus futuros. In: RAMOS, A. M. (Ed.). Lo Urbano. Barcelona: ETSAB, 2004. p.145-158.

SILVA, Larissa R. F. As alterações na dinâmica imobiliária do bairro de Campo Grande em função do Minha Casa Minha Vida. Niterói: UFF/EAU, 2010.

VALLADARES, L.; PRETECEILLE, Edmond. Reestruturação Urbana: tendências e desafios. São Paulo: Nobel-IUPERJ, 1990.

VILLAÇA, Flávio. Espaço Intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel; FAPESP; Lincon Institute, 1998.

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Costa, M. de L. P. M., Silva, M. H. da, & Santos, T. R. B. dos. (2018). Os caminhos da dispersão urbana no bairro de Campo Grande - cidade do Rio de Janeiro / The ways of the urban dispersion in Campo Grande - city of Rio de Janeiro. Geograficidade, 8(1), 95-107. https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.81.a12997

Edição

Seção

Dossiê: Periferias da Paisagem