Roda de literatura: pro-posições em torno da experiência geográfica nas tramas literárias

Jeani Delgado Paschoal Moura, Matheus Henrique Balieiro, Ana Carolina Santos Marques, Matheus Oliveira Martins Silva, Pedro Paulo Rangel Balikian, Victor Rodrigues Messias, Joaquim Mazzon, Patrícia Honório Moura Silva, Thiago Henrique de Abreu Santana, Eni Conceição Cavarsan, Leticia Alves

Resumo


A Roda de Literatura é realizada, semestralmente, no Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina/UEL, em busca do diálogo entre Geografia e Literatura. O PET atua de forma integrada, visando o aprimoramento na formação acadêmica dos graduandos, por meio de atividades vinculadas a ensino, pesquisa e extensão, cujas ações educativas potencializam o crescimento pessoal e profissional.O PET de Geografia é composto por doze graduandos bolsistas e um colaborador, em níveis diferenciados de formação, além do tutor e de professores colaboradores. O entrelaçamento de saberes é um dos pilares que sustenta as atividades do PET, assim, as narrativas literárias são um desafio para pensar a condição humana e aguçar a imaginação criadora, vão além da imagem sistematizada e científica de mundo. Com o objetivo de descobrir a literatura como uma experiência humana e investigar o mundo pelas tramas literárias, propomos a roda literária para conversar sobre a experiência geográfica, as maneiras de ser no mundo e a problemática da existência.

Palavras-chave


Experiência - Narrativas - Geografia

Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, Jorge. Mar Morto. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1936.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Vida apressada ou desafios líquidos modernos para a educação. In: ______. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2011.

BOYNE, John. O garoto no Convés: uma fábula. 7 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BROWN, Dan. Fortaleza Digital. São Paulo: Arqueiro, 1998.

CALVINO, Ítalo. Cidades Invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo)

KEROUAC, Jack. On the Road - Pé na Estrada. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2011.

MAIA, Ana Paula. Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos: duas novelas. Record LTDA. Rio de Janeiro, 2009.

MARANDOLA JR., E. J.; GRATÃO, L. H. B. Geograficidade, poética e imaginação. In: MARANDOLA JR., E. J.; GRATÃO, L. H. B. (org.). Geografia e literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.p. 7-15

MARANDOLA Jr. E. J. Da existência e da experiência: origens de um pensar e de um fazer. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 15, n. 24, p. 49-67, 1º sem. 2005.

MELLO, Lucius de. Eny e o Grande Bordel Brasileiro. São Paulo: Planeta, 2015.

ORWELL, George. A revolução dos bichos: um conto de fadas. Trad. Heitor Aquino Ferreira. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.

SARAMAGO, José. Claraboia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.82.a13117

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.