Geografia e Música: encontros e caminhos do fenômeno sonoro nos cortejos de Congado / Geography-Music: encounters and ways of the sound phenomenon in corteges of Congado

Autores

  • Elisabete de Fátima Farias Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13153

Palavras-chave:

Cultura popular. Repetição. Ritmo. Circularidade.

Resumo

O fenômeno sonoro abrange aspectos acústicos e sociais próprios da realidade geográfica onde está circunscrito. Entendemos que o estudo geográfico desses fenômenos ou, mesmo, da interface Geografia-Música, é um campo fecundo de investigação do mundo vivido. Nesse quadro, buscaremos compreender geograficamente o fenômeno sonoro dos cortejos de Congado a partir da escala da experiência com diferentes grupos de cultura popular, no interior paulista, quando do processo de pesquisa do mestrado. Com base na manifestação do fenômeno tal qual desvelado no fundamento epistêmico da experiência, destacamos que o fazer e a execução musical dos cortejos é vivido pelos corpos que compõem geografias ao circular sentidos do universo batuqueiro e, mais especificamente, da cultura popular negra, que prima pela oralidade, coletividade e tradição, por meio de elementos essencialmente estratégicos como a repetição, ritmo e circularidade das músicas do Congado.

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Silva, E. de F. F. (2019). Geografia e Música: encontros e caminhos do fenômeno sonoro nos cortejos de Congado / Geography-Music: encounters and ways of the sound phenomenon in corteges of Congado. Geograficidade, 8(Especial), 58-75. https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13153