Paisagem e lugar na configuração do espaço fílmico pós-apocalíptico de “WALL•E” / Landscape and place in “WALL•E” pos-apocalyptic space configuration
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.91.a13167Palavras-chave:
Geografia do Cinema. Geografia Fílmica. Paisagem. Lugar.Resumo
O presente ensaio de Geografia Fílmica visa debater como a paisagem e o lugar constitui o espaço fílmico pós-apocalítico de “WALL•E”. O espaço fílmico é compreendido como um campo das ações que condensa uma lógica de associação entre representação e realidade. Para esta análise foram observados alguns aspectos técnicos do filme, a composição das cores, a técnica de animação, o uso da música e o movimento das câmeras. Destaca-se a paisagem como uma forma de pensamento e horizonte do espaço construído e o uso de sentidos de lugar na condição de presença e ausência do Humano no Planeta Terra; esses dois aspectos configuram uma ordem espacial (argumento geográfico) no debate de um mundo pós-apocalíptico problematizado no filme.
Downloads
Referências
Direção: Roland Emmerich. Produção: Roland Emmerich, Mark Gordon, Harald Kloser, Larry J. Franco, Ute Emmerich. Columbia Pictures, 2009. 1 DVD (158 min).
AITKEN, Stuart C; ZONN, Leo E. Re-Apresentando o lugar pastiche. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, p. 15-58.
AITKEN, Stuart. C; DIXXON, Deborah P. Imagining geographies of film. Erdkunde, p. 326-336. Dezembro, 2006.
APOCALIPSICINE - o fim do mundo no cinema. Disponível em: http://cinusp.dobralab.com.br/mostra/2012/12/apocalipscine_o_fim_do_mundo_no_cinema. Acesso em 05 de dez. 2017.
BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: Exercícios de Paisagem. Trad. Annie Cambe. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
COLLOT, Michel. Poética e Filosofia da Paisagem. Org. trad. Ida Alves. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.
COSTA, Maria Helena B. V. da. Espaço, Tempo e Cidade Cinemática. Espaço e Cultura. vol. 1, n. 13, p. 63-75. Jan/Jun., 2002.
DARDEL, Eric. O Homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DIA depois de amanhã, O. Direção: Roland Emmerich. Produção: Roland Emmerich, Mark Gordon, Kelly Van Horn. Centropolis Enterteinement, 2004. 1 DVD (124 min).
DIAMOND, Jared. Colapso: ou como as sociedades escolhem seu declínio. 5 ed. Trad. Alexandre Raposo. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. Record, 2007.
EARTH (WALL-E). Pixar Wiki. s/d. Disponível em: <https://pixar.fandom.com/wiki/Earth_(WALL%E2%80%A2E)>. Acesso em 02 dez 2017.
ENSAIO sobre a cegueira. Direção: Fernando Meirelles. Produção: Andrea Barata Ribeiro, Niv Fichman, Sonoko Sakai. Focus Features, 2008. 1 DVD (121 min).
ET, o extraterrestre. Direção: Steven Spilberg. Produção: Melissa Mathison. Universal Pictures, 1982. 1 DVD (115 min).
EU sou a lenda. Direção: Francis Lawrence. Produção: Akiva Godsman, David Heyman, James Lassiter, Neal H. Moritz. Warner Bros Pictures, 2007. 1 DVD (100 min).
FERRAZ, Claudio Benito Oliveira. Imagem e Geografia: considerações a partir da Linguagem Cinematográfica. Revista Espaço & Geografia. v. 15, n. 2. p. 357-384, 2012.
FIORAVANTE, Karina Eugenia; FERREIRA, Lohanne Fernanda Gonçalves. Ensino de Geografia e Cinema: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas. Revista Brasileira de Educação em Geografia. v. 6, n. 12, p. 209-233, 2016.
FIORAVANTE, Karina Eugenia. Geografia e Cinema: a produção cinematográfica e a construção do conhecimento geográfico. 2016, 287 f. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
GOMES, Paulo César da Costa. Cenários para a geografia: sobre a espacialidade das imagens e suas significações. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Espaço e cultura: Pluralidade temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, p. 187-209.
INDEPENDENCE day. Direção: Roland Emmerich. Produção: Dean Devlin, Willian Fay. Twentieth Century Fox Film Corporation, 1996. 1 DVD (144 min).
JOVCHELOVITCH, Sandra. Os Contextos do Saber: Representações, comunidade e Cultura. Trad. Pedrinho Arcides Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2008.
LIVRO de Eli, O. Direção: Albert Hughes, Allen Hughes. Produção: Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, David Valdes, Denzel Washington, Joel Silver, Susan Downey. Summit Enterteinement, 2010. 1 DVD (117min.). son., color. MAD Max. Direção: George Miller. Produção: Byron Kennedy. Village Rodshow Pictures, 1979. 1 DVD (88 min).
MATRIX. Direção: Lana Wachowski, Lili Wachowski. Produção: Joel Silver. Warner Bros. Pictures, 1999. 1 DVD (136 min).
MENDES, Rui Paes. A Paisagem Como Elemento de Apropriação Artística. Revista Diacrítica. vol. 29, n.2, p. 251-267, 2015.
PLANETA dos macacos. Direção: Franklin J. Schaffner. Produção: Mort Abrahams, Arthur P. Jacobs. Twentieth Century Fox Film Corporation, 1968. 1 DVD (112 min).
SPIEGEL, Josh. The Greatest Feat of “WALL-E”. The Pixar Times. 20 de Maio de 2014. Disponível em: <http://pixartimes.com/2014/05/20/the-greatest-feat-of-wall-e/>. Acesso em 02 dez. 2017.
TOY Story 3. Direção: Lee Unkrich. Produção: Darla K Anderson, Nicole Paradis Grindl. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2010. 1 DVD (103 min).
TUAN, Yi-Fi. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.
UP – Altas aventuras. Direção: Pete Docter. Produção: Jonas Rivera. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2009. 1 DVD (96 min).
WALL•E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. Walt Disney Studio Motion Pictures, 2008. 1 DVD (98 min).
WATERWORLD: O Segredo das Águas. Direção: Kevin Reynolds. Produção: John Davis, Charles Gordon, Lawrence Gordon e Kevin Costner. Universal Pictures, 1995.1 DVD (135 min).