Cidade e cinema: ensaio sobre a presença | City and movie: essay on the presence
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2020.102.a32902Palavras-chave:
Presentificação. Sentido. Fenomenologia.Resumo
Estudo da cidade no cinema. Reflexão a respeito da arte cinematográfica como possibilidade de leitura e interpretação das cidades. Nossa intenção principal é compreender como acontece a constituição do sentido da cidade, a partir das suas presentificações no cinema. A estratégia metodológica adotada está ancorada em duas abordagens reconhecidas no campo científico e filosófico, a saber: a Fenomenologia (como Escola Filosófica) e os aportes dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Compreendemos que a cidade de cada um de nós é co-extensiva ao nosso modo de ser/estar no mundo. No mesmo sentido, apreendemos a experiência do cinema (tanto no sentido do fazer ou assistir) como uma expressão do ser no mundo e, simultaneamente, como maneira de constituí-lo. A cidade no cinema também é um encontro, um modo particular de organizar a nossa própria experiência em descrições, sendo um desdobramento de múltiplas determinações e possibilidades. Nesse contexto, perceber a cidade sob a ótica do cinema implica considerar a intersubjetividade e intencionalidade na apreensão e na articulação de suas variadas expressões. Nesse estudo, como experimentação, desdobramos os modos de ver a Paris em “Midnight in Paris”.
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Referências
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