Cartografia para crianças: qual o seu lugar? / Cartography for Children: what is their/its place?

Autores

  • Werther Holzer
  • Selma Holzer

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12877

Resumo

Este texto propõe uma reflexão teórica sobre o papel da cartografia para crianças. Nosso referencial teórico é a fenomenologia. A cartografia é um ato de comunicação intersubjetivo, é também uma maneira de se colocar no mundo, a arte ou ciência de representá-lo, de se orientar, trazer o lá para aqui, tornar o espaço familiar, torná-lo um Lugar. Para levar a cartografia às crianças precisamos ouvir suas vozes, observá-las, participar de seu mundo, deixar que elas o construam a partir de seu arbítrio. A cartografia para crianças está necessariamente vinculada a este modo de se apropriar do mundo. O espaço existencial infantil exige então uma cartografia da macroescala. Esta cartografia dos lugares, principalmente dos lugares que povoam a infância, é desafiadora exatamente porque tem caráter holístico, e porque possuem estabilidade e identidade muito mais transitória do que a vivenciada pelos adultos.

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Publicado

2013-09-19

Como Citar

Holzer, W., & Holzer, S. (2013). Cartografia para crianças: qual o seu lugar? / Cartography for Children: what is their/its place?. Geograficidade, 3(Especial), 93-104. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12877

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