Linguagens e ritmos da questão patrimonial: dos “selos” às “salas”: um patrimônio geográfico em construção / Languages and rhythms of issue of heritage: the "stamps" to "rooms": a geographical heritage under building
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.32.a12862Palabras clave:
Patrimônio, Turismo Educativo, Festas Religiosas, PertencimentoResumen
O estudo apresenta uma avaliação dos processos que fundamentam a questão do Patrimônio Cultural, destacando a necessidade de superação dos critérios de “excepcionalidade” em sua valorização. Resultado do acompanhamento de estratégias espaciais das festas religiosas cristãs, esse artigo aponta para os limites da política de certificação oficial dos bens patrimoniais (os “selos”) frente à ausência de uma política de gestão educativa dos mesmos bens. Seu objetivo, centrado nas formas simbólicas, é questionar o papel dos espaços públicos (as “salas”) na valorização dos bens e formação do intercâmbio entre diferentes comunidades. A investigação sobre o caso espanhol El Rocío/Doñana, como convívio conflituoso de realidades complexas (imaterial-cultural vs. material-natural), reuniu três componentes metodológicos para avaliação desta abordagem: os processos de conservação, inovação e visitação. Como conclusão aponta a necessidade de investimento em práticas criativas de turismo educativo, defendendo a ampliação das representações de pertencimento coletivo dos bens patrimoniais em questão.
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