"Uma rede jogada no mar": experiências com imagens da globalização / “A fishing net thrown into the sea”: exercises with images of globalization
DOI:
https://doi.org/10.22409/geograficidade2020.101.a13174Palabras clave:
Educação em Geografia. Imagens da globalização. Esgotamento.Resumen
Este texto apresenta e discute os resultados de exercícios realizados com alunos de uma escola, pacientes de um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico e idosos. O objetivo desses exercícios foi deslocar quatro imagens escolares da globalização para contextos diferenciados, criando condições para o esgotamento de suas possibilidades, conforme a noção de “esgotamento” em Deleuze. O ponto de partida foi expor as imagens, cobrindo seus títulos e legendas (molduras), e perguntar:O que você vê quando olha para esta imagem? Considerando Oliveira Jr., Girardi e Massey, entendemos que as imagens criam realidades e sua repetição influencia nossa concepção de espaço. Os resultados deste trabalho mostram que as molduras, mesmo cobertas, continuavam ativas na escola. Os resultados também indicaram que o afastamento do contexto da escola/escolarização ampliou a potência de esgotamento e a abertura ao desconhecido, como ficou perceptível em algumas respostas dos idosos e dos pacientes internos.
Descargas
Citas
CORRÊA, G. C. Oficina – novos territórios em educação. In: PEY, M. O. Pedagogia Libertária: experiências hoje. Rio de Janeiro: Imaginário, 2000.
DELEUZE, G. O Esgotado. Trad. Alexandre de Oliveira Henz. Anexo. In: HENZ, A. de O. Estéticas do esgotamento: extratos para uma política em Beckett e Deleuze. 2005. 282 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/esgotadoalexandre.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 15-34.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MASSEY, D. A mente geográfica. Geographia, Niterói, v. 19, n. 40, p.36-40, maio 2017.
OLIVEIRA JR, W. M. de; GIRARDI, G. Diferentes linguagens no ensino de geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. Anais... Goiânia: UFG, 2011. p. 1-9. Disponível em: https://poesionline.files.wordpress.com/2015/02/oliveirajrgirardi-20111.pdf. Acesso em: 17 nov. 2016.
OLIVEIRA JR, W. M. de. A escuta das imagens. Revista Linha Mestra, Campinas, n. 29, p. 9-11, maio/ago. 2016.
OLIVEIRA JR, W. M. de. (Entre)vista com o professor Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior: experiências educativas e a relação com as imagens. [Entrevista concedida a] Cláudio Benito Oliveira Ferraz e Ínia Franco de Novaes. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 183-195, jul./dez. 2015.
PREVE, W. S.; PREVE, A. M. H. Imagens da globalização em livros didáticos de geografia: imagens que podem mais. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 185-199, jul./dez. 2017.
SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2015.