As sensações seriais

uma leitura da paisagem urbana para além do campo visual

Autores/as

  • Ricardo Ferreira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Josielle Cíntia de Souza Rocha Docente na FAU do Centro Universitário Faminas

Palabras clave:

ensino do desenho, Fenomenologia, imagem multissensorial, paisagem urbana, visão serial

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar considerações sobre o emprego de algumas modalidades perceptivas no ensino do desenho de observação. Tendo em vista certa resistência de parte dos ingressantes nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, partiu-se do pressuposto acerca da necessidade de superação dos preconceitos de uma representação gráfica ideal compromissada com a verossimilhança visual no aprendizado do desenho. Durante o desenvolvimento da pesquisa, elaborou-se algumas atividades didáticas, que foram realizadas entre 2016 e 2022, na disciplina eletiva Croquis Urbanos (DPRT-FAU-UFJF) configurada como uma alternativa ao ensino tradicional de desenho. A metodologia empregada abarcou uma revisão teórica fundamentada na Fenomenologia, com ênfase no tema imagem multissensorial, bem como uma descrição empírica das atividades realizadas na décima primeira aula, intitulada: “As sensações seriais” - em alusão à “Visão Serial” proposta por Gordon Cullen. Com base na seleção das descrições gráficas e textuais realizadas pelos discentes no exercício, discute-se, por fim, os achados da pesquisa, frente ao pressuposto inicialmente levantado.

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Lopes, R. F., & Rocha, J. C. de S. (2024). As sensações seriais: uma leitura da paisagem urbana para além do campo visual. Geograficidade, 14(2), 17-29. Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/66358