Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista GEOgraphia é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense que tem por objetivo divulgar o conhecimento sobre a atualidade de debates, clássicos e contemporâneos, de interesse da Geografia e áreas fins, que dialoguem com problemáticas relativas ao espaço geográfico. A revista é publicada exclusivamente em ambiente virtual e seu acesso é gratuito e sem fins comerciais. 


Em agosto de 2019, o recebimento de artigos passou a ser realizado de forma contínua e, em abril de 2020, a publicação passou a ser realizada em fluxo contínuo, observadas as normas editoriais e os pareceres do corpo editorial ou de assessores ad hoc


Prioriza-se a publicação de artigos originais resultantes de pesquisa empírica nos diferentes campos da Geografia ou áreas afins. São também aceitos artigos de revisão teórica, desde que esteja explicitada a contribuição original do/a autor/a em relação à produção consagrada nos diferentes temas contemplados pela área. Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês. 



A revista publica textos teóricos ou temáticos na área da geografia, nas seguintes seções:

Artigos: contribuições resultantes de pesquisa empírica, com explicitação de rigor metodológico, e/ou de revisão teórico-conceitual, desde que ofereçam contribuição original e relevante para o campo de pesquisa. A submissão deve ser feita pelo sistema da revista seguindo as orientações disponíveis neste link: 

Conceitos Fundamentais da Geografia: dedica-se à apresentação dos diferentes conceitos da ciência geográfica, em forma ampliada de verbete, de modo a configurar pequenos artigos, de 5 a 7 páginas, com bibliografia básica, avaliados por pares a partir da proposta de autores que tenham histórico de pesquisa no desdobramento do(s) respectivo(s) conceito(s). As propostas devem ser enviadas para <revistageographia@gmail.com>, registrando no campo assunto “Proposta Conceitos Fundamentais da Geografia".

Nossos Clássicos:propõe-se a trazer contribuições de autores clássicos da Geografia através de traduções inéditas de artigos ou capítulos de livro, podendo vir acompanhadas de artigos de apresentação do autor e/ou do texto traduzido que serão avaliados por pares que tenham atuação reconhecida na área da história do pensamento geográfico. As propostas devem ser enviadas para <revistageographia@gmail.com>, registrando no campo assunto “Proposta Nossos Clássicos".


 
 
 
 
 

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Nossos Clássicos

A seção "Nossos Clássicos" visa traduzir e difundir textos inéditos em português de autores considerados clássicos na disciplina geográfica. Já foram publicados e comentados autores como Immanuel Kant, Alexander von Humboldt, Friedrich Ratzel, Paul Vidal de la Blache e Élisée Reclus

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nossos Clássicos Brasileiros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Indicações: Livros & Autores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Doreen Massey

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conceitos fundamentais da Geografia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO 

Etapa 1 - Desk Review 

Esclarecemos que, antes de serem enviados a pareceristas externos, os artigos serão avaliados pelo Comitê Editorial, seguindo-se os critérios abaixo relacionados. 

a) Critério formal: não serão aceitos artigos que não cumpram as normas formais estabelecidas pela revista, quando se autoriza a sua ressubmissão.

b) Conteúdo teórico e/ou empírico: não serão aceitos artigos que correspondam a simples trabalhos descritivos, sem caráter analítico. Dar-se-á preferência a artigos que façam o elo entre análise empírica consistente e a fundamentação teórica no escopo da revista. Textos basicamente teóricos só serão aceitos quando constituírem revisões e/ou propostas conceituais (ou metodológicas) inovadoras.

c) Critério de aderência ao escopo editorial: terão prioridade artigos claramente vinculados aos debates sobre processos geográficos em suas dimensões Humana e/ou Física, os quais apresentem ineditismo de dados ou abordagem e avanço do conhecimento científico.

d) Abrangência: não serão aceitos artigos de enfoque excessivamente local e sem vinculação com outras escalas.

e) Repetição: não serão aceitos trabalhos com plágio de texto ou dados.

 

Os artigos que não cumprirem esses critérios mínimos não serão aceitos para encaminhamento a pareceristas, receberão o parecer padrão a seguir,  e passarão a constar como "arquivados".


Etapa 2 - Avaliação por pares cegos

Aprovados na etapa de Desk Review, os artigos serão enviados sem identificação a dois avaliadores de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e/ou estrangeiras de comprovada produção científica. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro avaliador. Cabe ao Comitê Editorial da revista GEOgraphia a aprovação final de um artigo para publicação. Ao Comitê cabe ainda o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista. A prova final dos artigos passará pelo aceite do autor de correspondência.

 Os autores podem acompanhar o processo de avaliação do manuscrito pelo sistema de avaliação online. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail <revistageogaphia@gmail.com>

Os originais apresentados à revista GEOgraphia não devem ter sido publicados e não devem ser submetidos simultaneamente a outra revista. 

 
 
 
 
 
 

 

Periodicidade

A revista GEOgraphia é uma publicação científica de fluxo contínuo.

 

 

Política de Acesso Livre

A Revista GEOgraphia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 
 
 
 
 
 
 

 

ISSN (online)

2674-8126 

 
 
 
 
 
 
 

 

Compromisso Ético

A revista GEOgraphia segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível aqui: <https://publicationethics.org/core-practices/>.

Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não serão permitidos. Essas más condutas científicas são definidas pela Academia Brasileira de Ciências <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4559.pdf>.

O periódico garante o anonimato de autores e pareceristas durante a avaliação editorial.


 
 
 
 
 

 

Coautoria

Recomenda-se que o primeiro autor seja aquele com maior participação efetiva nas diferentes fases do trabalho. É necessário também que um dos autores do artigo tenha o título de doutor.

 
 
 
 

 

Direitos Autorais

O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.