Considerações sobre a Organização da Produção Leiteira no Espaço Agrário Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2000.v2i4.a13387Palavras-chave:
Produção de Leite, Espaço AgrárioResumo
ResumoO trabalho investiga as tendências nacionais e regionais da produção leiteira no país. Segundo os dados censitários, nas últimas décadas, a produção manteve um constante crescimento, estando estimado atualmente em 20 bilhões de litros anuais. O caso do MERCOSUL, propagado como principal inimigo da produção brasileira, parece não se confirmar integralmente, pois a produção argenti-na atuaria como complemento no crescimento da produção leiteira no país. A nível regional registramos aumento e concentração da produção no Centro Sul e descenso no Nordeste do país. Palavras-chaves: Produção de Leite, Espaço Agrário.
Abstract
The work investigates both national and regional tendencies of the milk production in Brazil. According per census data, the production kept a constant increase in the last decade being esti-mated at 20 billions of liters per year. The MERCOSUL protection, reported as the main enemy of the Brazilian production, seems not totally confirmed as the Argentinian products act as a complement not restricting the growth of the milk production in the country. At a regional level we could register an increase and concentration of the production on the Center-South and a decrease in Northeast of the country. Keywords: Milk Production, Agrarian Space.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.