Cidades Incapazes

Autores

  • Cássio Eduardo Viana Hissa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carla Wstane Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2009.v11i21.a13572

Palavras-chave:

cidades, escrita da cidade, cidade e literatura, escrita INKZ, cidades incapazes.

Resumo

A cidade carrega consigo muitas definições. Isso se dá não apenas porque há cidades de todas as espécies, mas, também, porque há cidades nos interiores da cidade. A cidade é o mais expressivo dos lugares que, por sua vez, são expressões de mundo. O mundo se realiza nos lugares e a cidade é o mundo a se expressar de modo mais intenso. A cidade é desenhada através de artes de fazer. No entanto, a cidade moderna, globalizada, é a expressão de um mundo bipartido. Assim, a cidade moderna, predominantemente a do desencontro e do desfazer — a cidade do descarte imediato —, poderá ser compreendida como a expressão contraditória e dialética, de um lado, de mundos hegemônicos de racionalidade e, de outro, de fazeres de arte: mundos que se negam e existem, também, em virtude dessa negação. A cidade moderna é o lugar das pressas interrogadas, nos seus interiores, pelas cidades incapazes, a dos homens lentos. As cidades incapazes são os lugares da indignação, do desejo de transformação, da incompletude assumida que, paradoxalmente, se estende à medida que vai se reproduzindo a arte de viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Eduardo Viana Hissa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG; Mestre em Demografia pelo CEDEPLAR / UFMG; Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista; pós-doutorado em Sociologia e Epistemologia pela Universidade de Coimbra.

Carla Wstane, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel Licenciada em Geografia; Especialista em Estudos Ambientais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Coordenadora do Projeto de Educação Ambiental: Integração Comunidade/Escola do Núcleo Integrado Cascatinha, desde 2005.

Downloads

Publicado

2010-10-28

Como Citar

Hissa, C. E. V., & Wstane, C. (2010). Cidades Incapazes. GEOgraphia, 11(21), 85-100. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2009.v11i21.a13572

Edição

Seção

Artigos