O ATIVISMO TRANSNACIONAL ANARQUISTA NO SUL DO CONTINENTE AMERICANO: UM EXEMPLO DE REGIONOFILIA LIBERTÁRIA

Autores

  • Rafael Zilio Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2019.v21i45.a14463

Palavras-chave:

Ativismo Transnacional, Federações Anarquistas, Regionofilia, Identidade Sócio-Espacial Gaucha, Sul do Continente Americano.

Resumo

 O artigo analisa as relações entre ativistas organizados em torno de três Federações Anarquistas situadas em Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Porto Alegre (Brasil), relações estas auxiliadas pela histórica (e geográfica) proximidade simbólico-cultural e política entre os países do Prata e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizo a pesquisa que apresentou tais resultados, o conceito em construção regionofilia e o advento das Federações Anarquistas. Após, são evidenciadas as vozes de ativistas das Federações a respeito de quatro tópicos: a fronteira; o universo valorativo gaucho; relações entre a identidade sócio-espacial gaucha, o anarquismo e as lutas sociais; e as relações entre as três organizações. Finalizo ponderando que o caso estudado constitui um exemplo de regionofilia antinacionalista e, mais especificamente, apresenta uma regionofilia libertária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Zilio Fernandes, R. (2019). O ATIVISMO TRANSNACIONAL ANARQUISTA NO SUL DO CONTINENTE AMERICANO: UM EXEMPLO DE REGIONOFILIA LIBERTÁRIA. GEOgraphia, 21(45), 16 - 31. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2019.v21i45.a14463

Edição

Seção

Artigos