A biopolítica dos corpos na sociedade de controle

Autores

  • Regina Baracuhy Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Tânia Augusto Pereira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32974

Palavras-chave:

biopolítica, corpo, controle

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a biopolítica do corpo através dos efeitos de sentidos produzidos pelos mecanismos de saber/poder no discurso do cuidado de si e sobre como os dispositivos disciplinares e de controle agem sobre o corpo apresentado na mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Baracuhy, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Graduação no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e no Programa de Pósgraduação em Linguística (PROLING). Desenvolve e orienta pesquisas na área de Análise do Discurso. É autora de livros na área de Análise do Discurso, tais como: Práticas Discursivas Contemporâneas: Corpo, Memória e Subjetividade (2011) e Práticas Discursivas Contemporâneas 2: Corpo, Identidade e Mídia (2012). Também é Líder do Grupo de Pesquisa Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), além de orientar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Graduação em Letras Virtual (EAD).

Tânia Augusto Pereira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentro da linha de pesquisa Discurso e Sociedade, e mestre em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é professora efetiva no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas no campo da Linguística inseridas na área da Análise do Discurso de linha francesa. É autora, entre outros, do livro Práticas discursivas contemporâneas 2: corpo, identidade e mídia, em parceria com R. Baracuhy et alii, publicado pela editora Marca de Fantasia, em 2012, e de O corpo gordo na revista Veja: uma análise discursiva, publicado na Revista Signum: Estudos da Linguagem (2013).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Baracuhy, R., & Pereira, T. A. (2013). A biopolítica dos corpos na sociedade de controle. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32974