Metáfora e morte em "the Picture of Dorian Gray" de Oscar Wilde

Autores

  • Latuf Isaias Mucci UFF

Palavras-chave:

Retórica. Metáfora. Oscar Wilde. The picture of Dorian Gray

Resumo

Circunscrevendo como corpus The picture of Do­rian Gray (1891), único romance de Oscar Wilde (1854-1900), este estudo aponta como originali­dade dessa narrativa a trama da metáfora e o jogo da morte. Será a metáfora a morte do real? Será o real a morte da metáfora? Com esse postulado, em forma de quiasmo, analisa-se a tessitura do romance wildeano, em que a troca de lugares simbólicos entre o modelo e a pintura provoca uma tensão estética e ética. Ao fim e ao cabo, ficará a Arte, metáfora de um real, morto, mas sempre passível de transfiguração artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Latuf Isaias Mucci, UFF

Pós-doutor em Letras Clássicas e Vernáculas/USP; doutor em Poética/UFRJ; mestre em Teoria Literária/UFRJ; mestre em Ciências Sociais/Université Ca­tholique de Louvain, Bélgica. Professor Associado/UFF. Ex-vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte/UFF. Assessor de projetos da Universidad Nacional de Salta, Argentina. Autor de vários livros, entre os quais Ruína & Simulacro Decadentista. Co-autor do Dicionário Eletrônico de Termos Literários da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Mucci, L. I. (2009). Metáfora e morte em "the Picture of Dorian Gray" de Oscar Wilde. Gragoatá, 14(26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33130