Mudança no sistema verbal do português: as variantes do futuro do pretérito e a questão da gramaticalização

Autores

  • Ana Lúcia dos Prazeres Costa UFRJ

Palavras-chave:

mudança lingüística, gramaticalização, verbos auxiliares

Resumo

Estudos recentes têm abordado a gramaticalização do verbo ir/movimento em verbo auxiliar. O presente artigo mostra que no português brasileiro este auxiliar não ocorre somente na expressão do futuro, mas em variação com o futuro do pretérito, e que o uso da perífrase verbal com ir vem se mostrando crescente. Até a primeira metade do século XX, este auxiliar concorria com outro, haver de, neste contexto de variação. O artigo apresenta também matizes semânticos diversos de cada um dos referidos auxiliares, o que demonstra os diferentes níveis semânticos da mesma forma lingüística em processo de gramaticalização. Os dados da análise foram obtidos através de um estudo de mudança em tempo real de longa duração (amostra de peças teatrais).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia dos Prazeres Costa, UFRJ

Mestre em Lingüística e Filologia pela UFRJ e doutora em Lingüística pela mesma universidade. Leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Lingüística na Universidade Castelo Branco. Tem experiência de pesquisa na teoria da variação e mudança associada a hipóteses funcionalistas.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Costa, A. L. dos P. (2006). Mudança no sistema verbal do português: as variantes do futuro do pretérito e a questão da gramaticalização. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33216

Edição

Seção

Artigos de Linguagem