'Vento', esboço de um romance de Mario de Andrade

Autores

  • Tatiana Maria Longo dos Santos IEB-USP

Palavras-chave:

Ficção de Mário de Andrade, processo de criação, manuscritos e crítica genética.

Resumo

O presente estudo focaliza o percurso da criação de Mário de Andrade no romance inacabado Vento, narrativa a princípio autônoma que, na mobilidade da criação, sofre transformações, fragmentações e translados até 1945, quando o escritor vem a falecer deixando planos, esboços e versões não concluídas. O desenvolvimento da psicologia dos personagens e dos motivos da narrativa faz com que o manuscrito transcenda a dimensão de simples esboço, valendo como uma primeira versão fragmentária da obra e como instrumento para a análise de certas marcas da ficção mariodeandradiana, concluída ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Maria Longo dos Santos, IEB-USP

Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP, e pesquisadora da Equipe Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Estuda o processo de criação e trabalha nos projetos de organização dos Arquivos Mário de Andrade (IEB-USP) e Otto Lara Resende (Instituto Moreira Salles). É editora assistente de Sibila: revista de Poesia e Cultura. Em 2002, organizou Três Ottos por Otto Lara Resende (São Paulo, IMS) e, em 2003, responsabilizou- se, com Diléa Zanotto Manfio pela edição revista e anotada de Paulicéia desvairada de Mário de Andrade (São Paulo, Landmark).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Santos, T. M. L. dos. (2005). ’Vento’, esboço de um romance de Mario de Andrade. Gragoatá, 8(15). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33406

Edição

Seção

Artigos de Literatura