SEXUALIDADES QUINHENTISTAS, OLHARES CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Jose Carlos Barcellos UFF

Palavras-chave:

Vicente, Gil. Masculinidade. Homoerotismo.

Resumo

Um dos aspectos mais fascinantes dos estudos gays contemporâneos é a possibilidade que abrem de novos olhares - atentos às questões de gênero e de sexualidade - no âmbito da crítica literária de obras da Idade Média e do Renascimento. Este artigo apresenta um nítido balanço desse tipo de pesquisa, com especial atenção às literaturas hispânicas, e procura explorar seu potencial heurístico no campo dos estudos vicentinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Carlos Barcellos, UFF

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (1991) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), Pós-Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, é Professor Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Publicou: O herói problemático em Cerromaior: subsídios para o estudo do Neo-Realismo português. Niterói: EDUFF, 1997; Literatura e espiritualidade: uma leitura de Jeunes Années, de Julien Green. Bauru: EDUSC, 2001 e, como organizador, Julien Green (1900- 1998): um ato de presença no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio, 2002 (Magis Opus 1).

Downloads

Publicado

2004-06-19

Como Citar

Barcellos, J. C. (2004). SEXUALIDADES QUINHENTISTAS, OLHARES CONTEMPORÂNEOS. Gragoatá, 8(14). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33445

Edição

Seção

Artigos de Linguagem