O CORPO E A CIDADE: AOS CUIDADOS DE AFRODITE

Autores

  • Vilma Costa UFF

Palavras-chave:

Corpo. Cidade. Sentidos. Identidade

Resumo

O corpo e a cidade: aos cuidados de Afrodite discute como se dá e que papel desempenha, no imaginário contemporâneo, a tensão estabelecida entre a necessidade de construção de sentidos para a existência humana e a vivência em um universo urbano de aparente não-senso da sociedade do espetáculo e do consumo, a partir da leitura do romance A fúria do corpo (1981), de João Gilberto Noll e do filme Os amantes da Pont Neuf (1986), de Leos Carax. Investiga-se em que medida as experiências erótica e estética tem sido impulsionadoras de leituras e escritas de uma nova sensibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Costa, UFF

Doutora em Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pesquisadora da FAPERJ / Universidade Federal Fluminense. Últimas publicações: Quem sou? Quem somos?: uma busca de identidade carente de sentido. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 4, jun. 1999; O elogio do silêncio: o concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro e outras ausências. Leitura, leituras: Literatura Brasileira e memória do Rio. Rio de Janeiro: UERJ: Publicações Dialogarts: CACIJ, 2000; Nas malhas da sedução. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC 8., BELO HORIZONTE, 2002. Anais ... Belo Horizonte: UFMG,2002.

Downloads

Publicado

2004-06-19

Como Citar

Costa, V. (2004). O CORPO E A CIDADE: AOS CUIDADOS DE AFRODITE. Gragoatá, 8(14). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33453

Edição

Seção

Artigos de Linguagem