Estilos de vida de imigrantes e refugiados nos meios de comunicação

Autores

  • Alexandre Marcelo Bueno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33473

Palavras-chave:

Estilos de vida. Imigração. Sanção. Valores.

Resumo

Dentre as reportagens sobre a imigração contemporânea para o Brasil, podemos distinguir diferentes grupos estrangeiros a partir do trabalho que eles realizam: um que mostra os chamados trabalhadores estrangeiros “qualificados” que chegam para ocupar postos de direção em multinacionais; outro que se refere aos que trabalham no comércio, administrando seus próprios negócios; um terceiro que apresenta os imigrantes “sem qualificação”; e, por fim, um último que pode ser encarado como o “artista”. Se partimos da premissa de que o papel temático do imigrante é o de um sujeito do trabalho, observamos como esses sentidos ligados ao universo do trabalho são sobredeterminados por outros que misturam classe social e origem nacional. Além dessas questões, desejamos observar como essa divisão dos grupos é valorada positiva e negativamente como uma forma de tentar entender como a sociedade brasileira sanciona os diferentes grupos imigrantes e suas diferentes funções sociais no trabalho. Por fim, veremos ainda como são construídas as imagens do país, um tópico recorrente nessas reportagens. Para alcançar nossos objetivos, recorremos aos postulados da semiótica discursiva, em especial as propostas da sociossemiótica. 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a865

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Marcelo Bueno, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Bueno, A. M. (2017). Estilos de vida de imigrantes e refugiados nos meios de comunicação. Gragoatá, 22(42), 289-307. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33473