A condicionante exógena e a homogeneização cultural: reflexões sobre a formação do cânone em Moçambique

Autores

  • Vanessa Riambau Pinheiro UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33502

Palavras-chave:

Cânone. Literatura. Moçambique.

Resumo

O propósito desta pesquisa é problematizar a formação do cânone literário em Moçambique, investigando que processos concorrem para sua constituição e de que lugar teórico opinam os críticos que o determinam. Após discorrer sobre estas questões – quem define o cânone e em que fatores se baseia –, procuraremos analisar instâncias específicas relativas à constituição da moçambicanidade como elemento de consolidação literária interna. Dentre elas, verificaremos a recorrência de temáticas de cunho essencialista e a consequente representação de uma pseudo homogeneização cultural praticada no país africano. A fim de respaldar nosso estudo, nos apoiaremos nos estudos teóricos de Appiah (1997), Bhabha (1998), Mbembe (2014), Anderson (2008), Leite (2012, 2014) e Martinho (2001), entre outros.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n43a932.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Riambau Pinheiro, UFPB

Vanessa Riambau Pinheiro é doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem quatro livros publicados pela Editora da UFPB nas áreas de literatura brasileira, portuguesa e africana e participou de outros quatro também na área de literatura e crítica literária. Foi professora da Universidade da Costa Rica (UCR) pelo programa Leitorado, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira para hispano hablantes. Também foi Professora Adjunta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) entre 2011 e 2012. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea (GELISC), o Projeto de Pesquisa Literatura Pós-Revolução em Angola e Moçambique e o Projeto de Extensão Poesia fora da academia (Grupo AEDOS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua como Professora Adjunta na graduação e na pós-graduação. Integra o CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina) na Universidade de Lisboa, onde realiza uma pesquisa de pós-doutoramento sobre a formação do cânone literário em Moçambique, sob orientação da Profª Drª Ana Mafalda Leite. Recentemente, participou da coleção Uniafro, escrevendo um capítulo sobre literatura em Angola e Moçambique, numa coleção promovida em  parceria com o Ministério da Cultura e que visa a divulgação da história e da cultura dos países africanos de língua oficial portuguesa no Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Riambau Pinheiro, V. (2017). A condicionante exógena e a homogeneização cultural: reflexões sobre a formação do cânone em Moçambique. Gragoatá, 22(43), 876-897. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33502