Epistemologias e contemporaneidade

Autores

  • Roberval Teixeira e Silva Universidade de Macau, China
  • Vanise Gomes de Medeiros Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33616

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação à Gragoatá 48.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberval Teixeira e Silva, Universidade de Macau, China

Roberval TEIXEIRA E SILVA é Professor Auxiliar e Pesquisador do Centro de Estudos Luso-Asiáticos do Departamento de Português da Universidade de Macau. Tem Doutorado em Língua e Linguística e Mestrado em Sociolinguística Interacional, ambos pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É o atual Presidente da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP), na gestão 2011-2013. Coordenou o Exame do CELPE-Bras no Posto Universidade de Macau de sua fundação até 2011 . Coordenou o Mestrado em Linguística do Departamento de Português da Universidade de Macau em 2011. Planejou e Coordenou o ?Projecto de Avaliação Específica do Ensino de Português Como Língua Não-Materna nas Escolas Luso-Chinesas de Macau? entre 2006 e 2011. Seus interesses de pesquisa assentam-se na abordagem sociointeracional do discurso, através da qual desenvolve estudos em construção discursiva de identidades (de gênero, étnicas) e em interações interculturais em contexto espontâneo e institucional. Tem se dedicado ultimamente a estudos identitários, a projetos que envolvem a difusão do Português no mundo e a investigações relativas ao processo de ensino-aprendizagem e à descrição do português como língua não-materna, especialmente voltadas para a formação de professores de crianças e jovens.

Vanise Gomes de Medeiros, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação e mestrado em Letras pela PUC-Rio, doutorado em Letras pela UFF, doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França com bolsa CNPq, e pós-doutorado também na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CAPES. Foi professora da PUC-Rio de 1992 a 2003. Foi professora da graduação e da pós-graduação da UERJ, de 2003 a 2009. Desde 2009 é professora do Instituto de Letras da UFF, com dedicação exclusiva, dando aulas, na graduação e na pós-graduação, e orientando alunos (em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado). Bolsista Produtividade CNPq (nível 2) e Cientista do Nosso Estado (2018-2021). Foi Jovem Cientista do Estado (JCNE-FAPERJ, 2009-2012; 2012-2015). Líder do grupo de pesquisa Discursividade, língua e sociedade. Lançou livros em parceria com Bethania Mariani, Lucília Sousa Abrahão, Silmara Dela Silva e Alexandre Soares; organizou revistas com Del Carmem, Bethania Mariani e Verli Petri. Integra e coordena, com Bethania Mariani e Silmara Dela Silva, o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nas seguintes áreas: Análise de Discurso e História das Idéias Linguísticas.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Teixeira e Silva, R., & Medeiros, V. G. de. (2019). Epistemologias e contemporaneidade. Gragoatá, 24(48), 5-13. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33616