As relações retóricas de hiperligações de notícias de divulgação científica digitais e a encenação midiática

Autores

  • Maria Eduarda Giering Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34161

Palavras-chave:

hiperligação, notícia digital, divulgação científica, relação retórica, encenação midiática.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quantitativa que examinou notícias de divulgação científica hipertextuais publicadas na imprensa brasileira. Partimos do link (ou da hiperligação) e investigamos a relação retórica que se estabelece entre o texto de origem e o texto de destino (verbal ou não verbal) a que o produtor remete o leitor, direcionando-o para um possível percurso de leitura. Assumimos a hipótese de que o gênero discursivo exerce papel regulador das relações retóricas que emergem de hiperligações assim como a encenação midiática da divulgação da ciência protagonizada pelas revistas. O corpus de estudo foram 150 notícias de divulgação da ciência, 50 exemplares de cada uma das revistas: Superinteressante, Galileu e Ciência Hoje. Para a investigação, convocaram-se a Teoria Semiolinguística do Discurso e a Rhetorical Structure Theory (RST). A primeira forneceu-nos as bases para pensarmos as restrições discursivas da midiatização da ciência; a segunda, os fundamentos para identificarmos a relação retórica que emerge da estrutura da hiperligação. Os resultados mostram recorrência de um número limitado de relações retóricas e, entre as revistas, variações percentuais de ocorrência de relações, apontando para a influência do gênero discursivo e da encenação midiática que cada publicação propõe.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Literatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), graduação em Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Fez estágio pós-doutoral na área de Análise do Discurso na Université Paris Sorbonne IV (2015). É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e no Curso de Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, trabalhando principalmente com os seguintes temas: discursos de divulgação e popularização da ciência, gêneros discursivos, análise textual dos discursos, análise semiolinguística do discurso, tecnodiscursividade, argumentação.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

Giering, M. E. (2020). As relações retóricas de hiperligações de notícias de divulgação científica digitais e a encenação midiática. Gragoatá, 24(50), 973-994. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34161