Um golpe de vista midiático: o discurso da charge entre imagens e imaginários

Autores

  • Eveline Coelho Cardoso Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34164

Palavras-chave:

Semiolinguística, Mídias, Contrato de Comunicação, Imaginários Sociodiscursivos, Charge.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma descrição do gênero discursivo charge, tendo por base os pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2010). Sob tal perspectiva, esse texto multimodal se limita às cláusulas de um contrato comunicativo midiático, cujas restrições conduzem à elaboração de um acontecimento comentado, equilibrado entre um duplo desejo de informar e captar. Por outro lado, desfrutando das liberdades de um “traço texto” de natureza humorística e irônica e plenamente afastado da objetividade jornalística, o enunciador chargista explora estratégias específicas de apelo da emoção mais do que da razão, o que está ancorado em saberes diversos, que permeiam as trocas comunicativas e sustentam sistemas coletivos de representações. Com o apoio da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2013; JODELET, 2001), veremos de que maneira tais saberes são explorados no comentário verbo-visual chargístico, impregnando de sentidos sua estrutura altamente condensada – que não se deixa interpretar à primeira vista. A peça que aqui nos serve como objeto de estudo é do cartunista carioca Carlos Latuff e traduz um olhar intertextual sobre a educação no Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Coelho Cardoso, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018), concluiu o mestrado na mesma instituição (2011), e tem graduação e especialização em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Atualmente, vincula-se ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro como professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e atua, ainda, como Supervisora Educacional junto à Secretaria Municipal de Educação do município de Teresópolis/RJ.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Cardoso, E. C. (2020). Um golpe de vista midiático: o discurso da charge entre imagens e imaginários. Gragoatá, 24(50), 809-828. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34164