Argumentação por implícitos como estratégia de patemização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34169

Palavras-chave:

argumentação, patemização, conteúdos implícitos.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de demonstrar como, através de implícitos, o sujeito argumentante pode levar o sujeito interpretante a experimentar determinadas emoções. Para isso, analisamos uma crônica jornalística escrita por Luiz Garcia à luz dos postulados teóricos e metodológicos da Teoria Semiolinguística do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau, bem como da Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e Anscombre. Notamos que diversos conteúdos pressupostos e subentendidos, ou seja, implícitos, apresentados pelo sujeito enunciador da crônica, são passíveis de produzir determinados efeitos patêmicos no sujeito interpretante, a depender de seus valores e crenças. No projeto argumentativo do texto, a patemização contribui para a captação do interlocutor, possivelmente, levando-o a aceitar a tese defendida pelo enunciador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welton Pereira e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Substituto de Língua Portuguesa na UFRJ. Doutorando em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Letras: Português e Literatura pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Licenciado em Português pela Universidade de Coimbra - Portugal. É membro pesquisador do laboratório CIAD-Rio - UFRJ; do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense - UERJ; e do grupo do CNPq FORPROLL - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Seus principais interesses de pesquisa incidem sobre a Argumentação, Retórica, Análise Semiolinguística do Discurso, Linguística Forense, Linguística de Texto, Semântica, Pragmática, Texto e Ensino e Leitura e Produção de Texto.

Professor Substituto de Língua Portuguesa na UFRJ.

Doutorando Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lúcia Helena Martins Gouvêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fez graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1980), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1990), doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: pathos, ethos, subjetividade, enunciação, argumentação, modos de organização do discurso, teoria semiolinguística do discurso e textos midiáticos. Desde 2017, atua como coordenadora do CIAD-Rio - Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Silva, W. P. e, & Gouvêa, L. H. M. (2020). Argumentação por implícitos como estratégia de patemização. Gragoatá, 24(50), 853-872. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34169