Algumas reflexões sobre a crítica textual na Itália: metodologias, fundamentos e desafios
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i63.58936.ptMots-clés:
Crítica textual, Filologia italiana, Ecdótica, Metodologias, Fundamentação TeóricaRésumé
O presente ensaio tem como objetivo discutir a crítica textual a partir de três linhas gerais, desenvolvidas no contexto filológico italiano: sua fundamentação teórica, sua metodologia e os rumos da disciplina na era da informática. Para tal, serão levados em consideração três textos fundamentais: o clássico Principi di critica testuale, de D’Arco Silvio Avalle; Fondamenti di critica testuale, de Alfredo Stussi e Gli orizzonti dell’ecdotica, de Francisco Rico.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
AVALLE, Silvio D’Arco. Principi di critica testuale. Segunda edição revista e corrigida. Padova: Editrice Antenore, 1978.
BOZZI, Andrea. Edizione elettronica e filologia computazionale. In: STUSSI, Alfredo (org.). Fondamenti di critica testuale. Bologna: il Mulino, 2006. p. 207-232.
CONTINI, Gianfranco. Breviario di ecdotica. Torino: Einaudi, 1992.
EGGERT, Paul. Questi tempi postfilologici... In: RICO, Francisco (org.). Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022. p. 43-65.
HARRIS, Neil. La sopravvivenza del libro, ossia appunti per una lista della lavandaia. In: RICO, Francisco (org.). Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022. p. 24-65.
ISELLA, Dante. Le varianti d’autore. In: ISELLA, Dante. Le carte mescolate vecchie e nuove. Organização de Silvia Isella Brusamolino. Torino: Einaudi, 2009. p. 7-28.
ITALIA, Paola; RABONI, Giulia. Che cos’è la filologia d’autore. Roma: Carocci, 2010.
ITALIA, Paola. «As you like it». Ovvero di testi, autori, lettori. In: RICO, Francisco (org.). Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022. p. 129-141.
MARICHAL, Robert. La critique des textes. In: MARICHAL, Robert. L’Histoire et ses méthodes, sous la direction de Charles Samaran. Encyclopédie de la Pléiade, vol. XI. Paris: Gallimard, 1961. p. 1247-1366.
MAAS, Paul. Critica del testo. Tradução de Nello Martinelli e prefácio de Giorgio Pasquali. Firenze: Le Monnier, 1952.
MCGANN, Jerome J. I monaci e i giganti. Gli studi filologici e bibliografici e l’interpretazione della letteratura. In: RICO, Francisco (org.). Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022. p.147-169.
PERUGI, Maurizio. Le canzoni di Arnaut Daniel. Edição crítica. Milano-Napoli: Ricciardi, 1978, 2 vol.
RICO, Francisco (org.). Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022a.
RICO, Francisco. Introduzione. In: RICO, Francisco. Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022b. p. 9-11.
ROBINSON, Peter. Il concetto di opera nell’era digitale. In: RICO, Francisco (org.). Gli orizzonti dell’ecdotica. Autori, testi, lettori. Roma: Carocci, 2022. p. 221-254.
SEGRE, Cesare. Esperienze di un editore critico. In: SEGRE, Cesare. Ecodtica e comparatistica romanza. Milano- Napoli: Ricciardi, 1998. p. 11-21.
STUSSI, Alfredo (org.). Fondamenti di critica testuale. Bologna: il Mulino, 2006a.
STUSSI, Alfredo. Introduzione. In: STUSSI, Alfredo. Fondamenti di critica testuale. Bologna: il Mulino, 2006b. p. 7-45.
STUSSI, Alfredo. Introduzione agli studi di filologia italiana. Bologna: il Mulino, 2015.
VARVARO, Alberto. Prima lezione di filologia. Bari: Laterza, 2012.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2024 Gragoatá
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.