A HELENA ÉPICA SOB A ÓTICA DO GÊNERO

Autores

  • Fábio de Souza Lessa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Felipe Marques Maciel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v4i1.13278

Palavras-chave:

Grécia Arcaica, Homero, Helena, Gênero

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a personagem Helena na Ilíada e na Odisseia a partir do conceito de gênero. Para isso, elegemos quatro eixos de investigação — técnico-poético, espacial, ético e discursivo — para ver de que maneira, e com quais possíveis intenções, Helena subverte as relações de gênero vigentes na épica homérica. Defendemos que a análise das falas e ações da personagem revela que o poeta confere a ela um status privilegiado, o que nos faz refletir sobre quais os âmbitos de ação e participação das mulheres à época de Homero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Souza Lessa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado de História Antiga do Instituto de História (IH) e dos Programas de PósGraduação em História Comparada (PPGHC) e de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Laboratório de História Antiga (LHIA) / UFRJ e Membro Colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Felipe Marques Maciel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de História Antiga (LHIA) /
UFRJ. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2018-08-02