A ARTE DE ENSINAR

Autores

  • Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes Doutor em Filosofa pela UFRJ. Professor de Filosofa, Ética e Política do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v4i2.27872

Palavras-chave:

Platão, Educação Filosófca, Dialética, Discurso Amoroso, Phármakon.

Resumo

Como se ensina flosofa? Pergunta preciosa que abre precedente para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta ‘pode a flosofa ser ensinada?’ já nos é uma pergunta filosófca e respondê-la signifca entrar nos meandros da flosofa e em que consiste uma educação flosófca. A tentativa de responder a questão, nos deixa outra questão no ar: existe tal arte de ensinar? Se ela existe, então também existe seu artífce e seu objeto. Como nos diz Platão na República “cada arte foi feita para procurar e fornecer a cada um o que lhe convém por natureza” (341d). Se tomarmos o mestre como o artífce e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. Se a flosofa é uma arte ensinável, então é preciso verifcar a existência de tal mestre para ensiná-la. A dialética tem um papel de, através de seus cortes, encontrar a verdade a ser proferida no discurso da alma. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto a partir do pensamento da antiguidade grega, mais especifcamente a obra de Platão e suas
implicações sobre o ensino da filosofa.

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Referências

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Publicado

2018-12-24