Enxerto ósseo particulado aplicado à implantodontia

Autores

  • Marcos da Veiga Kalil

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i38.128

Resumo

A redução da arquitetura óssea com perda do elemento dental e posterior atrofia do processo alveolar é um dos  aspectos  complicadores na reabilitação de pacientes com implantes dentários. Essa reabsorção óssea diminui a estrutura óssea disponível e impossibilita a colocação de implantes, necessitando muitas vezes de enxertia óssea.

A utilização de enxertos ósseos teve grande impulso no início da década de 80, quando os princípios biológicos de suas aplicações clínicas foram delimitados (SOBREIRA; MAIA; PALITÓ et al, 2011). Os melhores resultados são obtidos com osso autógeno, porém existem vários aspectos que dificultam a sua aplicação, como o a região doadora intra ou extrabucal, a quantidade de osso, a morbidade pós-operatória, o tempo de procedimento e as lesões vásculonervosas (KOPP, 2012; HAWTHORNE, 2010). A procura por substitutos que apresentassem as mesmas propriedades que o osso autógeno, com o objetivo de reduzir a morbidade dos procedimentos cirúrgicos, fez com que as pesquisas desenvolvessem materiais sintéticos, ao mesmo tempo em que os bancos de ossos passaram a ser mais confiáveis. Vários materiais foram desenvolvidos, entre eles: enxertos alógenos, xenógenos, membranas biológicas, vidros bioativos e derivados da hidroxiapatita (SOBREIRA; MAIA; PALITÓ et al, 2011).

O uso de procedimentos com o objetivo de aquisição óssea para posterior reabilitação com implantes dentários por meio de enxerto ósseo é amplamente utilizado.  Com a exodontia, o osso alveolar é absorvido diminuindo assim sua largura e altura. Com isso, a importância dos enxertos ósseos na implantodontia é ressaltada. A reconstrução dos maxilares pelo método de enxertia óssea constitui o procedimento cirúrgico mais utilizado frente à perda fisiológica ou traumática a que esses ossos estão sujeitos (HAWTHORNE, 2010).

Diante da variedade de enxertos particulados a serem utilizados na implantodontia, faz-se necessário um estudo que os analise de forma incisiva. Portanto, o objetivo desta revisão literária é avaliar o perfil dos enxertos particulados em sua relevância com o tema.  Será abordado em duas partes, a primeira relacionando os tipos de enxertos existentes e a segunda parte aspectos relacionados a sua utilização com ou sem o uso de membranas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Edição

Seção

Artigos