RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS ASSOCIADO AO BIO-OSS® EM LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Gustavo V. O. Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i45.322

Resumo

RESUMO

O advento da osseointegração e dos implantes dentários revolucionaram o tratamento e a reabilitação protética de pacientes edêntulos totais e parciais. Obstáculos anatômicos tais como o seio maxilar pneumatizado impediam a instalação imediata de implantes. Com o avanço da implantodontia, técnicas cirúrgicas para a reconstrução de rebordos, tais como o levantamento de seio maxilar, foram introduzidas, ampliando as possibilidades de tratamento. Esta técnica consiste no ganho ósseo a partir do assoalho do seio maxilar com a colocação de um material de enxertia. Para melhorar a reparação óssea, diversos estudos avaliaram os efeitos dos fatores de crescimento e de diferenciação tais como PDGF, VEGF, TGF, EGF, entre outros. Estes fatores são produzidos pelas plaquetas. O plasma rico em plaquetas (PRP), um concentrado autógeno de plaquetas humanas, vem sendo utilizado com destaque na prática clínica há mais de 15 anos a fim de otimizar a neoformação óssea quando associado aos enxertos. No entanto, ainda existe uma grande controvérsia acerca de sua eficácia.

Assim, o objetivo deste estudo foi realizar a revisão sistemática da literatura sobre a eficácia do PRP associado ao xenoenxerto Bio-Oss® (osso bovino desproteinizado) em cirurgias de levantamento de seio maxilar. A busca com palavras-chaves [(PRP) OR (Platelet-Rich Plasma) AND Sinus Lift) OR (Sinus Lifting) OR (Sinus Augmentation) AND (Bio-Oss)] na base de dados PubMed retornou 189 artigos dos quais inicialmente foram encontrados 9 artigos sobre o tema em questão. Destes, apenas 2 artigos foram enquadrados nos critérios de elegibilidade e foram incluídos para análise final e discussão. Constatou-se que diversos estudos apresentaram falhas metodológicas comprometendo a confiabilidade dos resultados. Nos artigos considerados, observou-se que os resultados são contraditórios. Em uma avaliação de qualidade dos estudos enquadrados para análise, um foi classificado como de baixo risco de viés e o outro foi classificado como de alto risco de viés. Conclui-se que há grande carência de artigos sobre este assunto e que novos estudos clínicos que há grande carência de artigos sobre este assunto que há grande carência de artigos sobre este assunto e que novos estudos clínicos devem ser realizados com metodologias que considerem, por exemplo, randomização dos grupos e cegamento das análises.

Palavras-Chave: PRP, plaquetas, Bio-Oss, Levantamento de seio maxilar, Revisão Sistemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos