BIOMARCADORES SALIVARES DO CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS

Autores

  • Helba Pires Miranda Universidade Salgado de Oliveira
  • Bruno Pires Miranda Universidade Federal Fluminense
  • Monica Lage da Rocha Universidade Federal Fluminense
  • William Napolitano Correa Universidade Federal Fluminense
  • Marcos da Veiga Kalil Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i57.50960

Resumo

O carcinoma de células escamosas (OSCC) é uma neoplasia maligna que atinge a cavidade oral, lábios e orofaringe com uma das maiores taxa de mortalidade em todo o mundo, quando em comparação com outros carcinomas, o que o torna um problema de saúde pública (MORO, 2018). Devido à sua grande prevalência, os pesquisadores buscam por mecanismos para aprimorar o diagnóstico da doença em sua fase inicial, no intuito de possibilitar melhor qualidade de vida e sobrevida a esses pacientes (CHENG et al., 2014).

Tem-se desenvolvido estudos através da expressão de proteínas, envolvendo o mecanismo biomolecular da carcinogênese oral na busca de identificação de biomarcadores que tenham potencial preditivo e um bom prognóstico para OSCC (CARVALHO; OLIVEIRA, 2015; LOUSADA-FERNANDEZ et at., 2018).

Em uma revisão sobre o genoma salivar do câncer oral, este destacou-se justamente pelo fato de suas proteínas estarem localmente expressas (SHAH et at., 2011), tornando seus biomarcadores salivares de fácil e rápida coleta, já que a proliferação desordenada de células malignas deixa derivados de DNA, RNA, vesiculas (exossomos) e marcadores proteicos nos fluidos creviculares, podendo demostrar de forma preventiva o câncer. Com isso, esses biomarcadores podem ser identificados na fase inicial da doença, ao contrário do exame clínico, já que as manifestações clínicas são tardias, o que gera um prognóstico ruim (LOUSADA-FERNANDEZ et al., 2018).

Diante desse quadro, o objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura acerca do papel dos biomarcadores tumorais e discutir sobre a atual situação do câncer bucal, justificando o uso de biomarcadores salivares e entendendo seu papel no diagnóstico precoce.

Para isso foi feita uma busca detalhada nas bases de dados Pubmed-Medline, Biblioteca Virtual em Saúde, Lilacs e Scielo, para identificar os mais recentes biomarcadores citados nas literaturas ultilizando as palavras-chaves: carcinoma, biomarcadores, saliva. Também foram incluídos dados coletados da Organização Mundial da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Edição

Seção

Artigos