CUIDADOS QUE O CIRURGIÃO-DENTISTA DEVE TOMAR NO MOMENTO DE TRATAR CIRURGICAMENTE UM PACIENTE EM USO DE ANTICOAGULANTES OU ANTIAGREGANTES PLAQUETÁRIOS

Autores

  • Elisa Siqueira Mendes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fernanda Britto de Melo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Suelen Cristina Sartoretto Lorenzi Universidade Veiga de Almeida
  • Marcelo José Uzeda Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rodrigo Figueiredo de Brito Resende Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v2i58.51306

Resumo

Os anticoagulantes e antiagregantes plaquetários são medicamentos utilizados por uma grande parcela da população mundial. Eles são utilizados para prevenir que pacientes de risco desenvolvam doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) ou o acidente vascular cerebral (AVC). Por serem muito utilizados, constantemente o cirurgião-dentista poderá se deparar em sua rotina clínica, com pacientes usuários de anticoagulantes ou antiagregantes. Neste caso, o profissional precisará estar ciente das normas mais atuais de manejo com cada um dos tipos de medicamentos, para que o tratamento seja realizado com sucesso. No presente trabalho, é proposto um Protocolo Operacional Padrão (POP), que pode ser seguido no momento de realizar cirurgias orais em pacientes em uso de Varfarina, Ácido Acetil Salicílico, Heparina de Baixo Peso Molecular, Heparina Não Fracionada, Rivaroxabana e Clopidogrel.

Palavras-chave: Varfarina; Ácido acetil Salicílico; Heparina de Baixo Peso Molecular; Heparina Não Fracionada; Clopidogrel; Anticoagulante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Edição

Seção

Artigos